Nossos links

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Meditações sobre a Semana da Paixão 2021 - Jesus morre na Cruz numa Sexta Feira (Mc 15.1-47)

 No Evangelho segundo Marcos a Sexta-feira é o dia registrado com maior cuidado. Sabemos até mesmo o horário em que tudo acontece: 

Entre as 06h00m e as 09h00m, Jesus é condenado à pena de morte por crucificação (Mc 15.1-20).

Às 09h00m Jesus é crucificado (Mc 15.25). 

Entre as 12h00m e as 15h00m houve trevas (Mc 15.33). 

Às 15h000m Jesus morre na cruz (Mc 15.33-37) e é SEPULTADO próximo às 18h00m (Mc 15.42-47). 


Mas qual é o significado da Cruz de Cristo? Por que Ele morreu na Cruz numa sexta-feira? 


A CRUZ COMO SÍMBOLO HORRÍVEL E INSTRUMENTO DE SUBMISSÃO E MORTE. Em primeiro lugar, precisamos entender o que era a cruz no mundo antigo. A cruz era um símbolo horrível de dominação e morte. Era um símbolo político. O Império Romano se utilizava da condenação à morte por crucificação para constranger, humilhar, dominar e garantir a chamada Paz Romana (submissão e ordem). Nos acostumamos com a cruz como algo "bonitinho" ou "religioso", fazemos bijuterias com a cruz, mas quando alguém contemplava uma cruz na época do mundo antigo a visão era de assombro, medo, pavor! A cruz era uma instrumento de dominação do poder romano, que trazia um sofrimento extremo, uma humilhação extrema, uma morte horrível. Surgiu até uma palavra para expressar o horror da cruz: "excruciante". O processo de crucificação é tão horrível que foi necessário criar uma palavra nova para expressar todo sofrimento que ela traz. Os Romanos se utilizavam da cruz para sujeitar as pessoas, para acabar com revoltas e rebeliões contra o Império. Quando Jesus era menino, na Galiléia, os romanos haviam crucificado milhares de judeus rebeldes, que queriam a independência judaica. Quando os judeus se rebelaram contra Roma no ano 70 d.C., milhares de judeus novamente foram crucificados. A crucificação era um grande símbolo de poder, de dominação, de opressão e violência. Hoje, quando meditamos na cruz de Jesus, precisamos nos lembrar disso. 

LÍDERES JUDEUS, PILATOS E JESUS. Jesus é o Rei, o Messias, mas não era o Messias que os judeus aguardavam. Por isso o Sinédrio, o tribunal judaico, condena Jesus por blasfêmia, mas com implicações políticas. Os lideres judeus entendiam que Jesus era um tipo de falso profeta que estava conduzindo o povo ao erro, principalmente em relação ao Templo de Jerusalém, pois as palavras e ações de Jesus indicavam que o Templo era alvo do juízo de Deus. A atitude de Jesus em relação ao templo estava ligado à identidade de Jesus como Messias. Quando Jesus afirma que é o Cristo, os líderes judaicos encontram não uma blasfêmia, mas um motivo para condenar Jesus diante dos Romanos. Qualquer um que se declarasse Rei estaria se levantando contra os Romanos. E aí algo curioso acontece: a história deixa claro que os judeus estavam sempre envolvidos em revoltas contra Roma. Jesus é o Rei, mas seu reinado não trilha o caminho da violência e da guerra armada. No entanto, os judeus levam Jesus diante do governador romano Pôncio Pilatos, sob a acusação de que Jesus afirmou ser o Messias, justamente para que fosse condenado à morte pelos Romanos. Na época da Páscoa era comum os judeus se inflamarem e realizarem revoltas contra os romanos. Tudo o que Pôncio Pilatos queria era evitar confusão. Ironicamente, Barrabás, um judeu revolucionário que havia matado um homem num motim, é solto, mas Jesus é condenado à morte de cruz! 

DEUS E A CRUZ. Mas precisamos entender a cruz não apenas do ponto de vista do Império Romano, mas do ponto de vista do que Deus estava realizando. A cruz é a expressão mais clara, impressionante e maravilhosa de quem é Deus. Deus é Amor. Por isso, o Pai envia seu Filho Amado, no poder do Espírito Santo, para nos salvar. Mas como Deus faz isso? O Filho de Deus se fez homem e recebeu o nome de Jesus. Ele atraiu todo o mal, todos os poderes do pecado, da morte e da violência contra si mesmo, para triunfar sobre eles. Ele tomou o lugar dos traídos, abandonados, injustiçados, cansados, sobrecarregados, tristes e abatidos. Ele sofreu a violência dos poderes políticos, religiosos e econômicos, sendo condenado à morte de cruz por Roma. Ele tomou sobre os próprios ombros a culpa pelo pecado do mundo inteiro na cruz. Para trazer salvação Deus deveria executar juízo sobre o mal, o que é feito na cruz. Mas ao invés de Deus punir o mal nos pecadores, Deus pune o mal em si mesmo, na cruz. Todos nós pecamos contra Deus e contra o próximo, mas ao invés de derramar a sua ira sobre nós, Deus toma a ira sobre si, como um pai que se joga diante do filho e recebe um tiro em seu lugar. Jesus tomou sobre si nosso pecado, maldição, culpa, sofrimento e morte na cruz, para que pudesse derramar sobre nós do seu perdão, bênção, restauração, vida e alegria. Deus transformou um instrumento de horror e morte num instrumento de amor, perdão e paz! A cruz de Jesus é a expressão mais horrível do pecado dos homens, que condenaram o único justo ao sofrimento terrível e à morte. Mas ao mesmo tempo a cruz é a expressão mais maravilhosa do amor de Deus, que nos acolhe, ama e perdoa através da justiça realizada na Cruz. Em Jesus nossos pecados foram punidos e nós fomos perdoados, reconciliados, aceitos e feitos filhos de Deus pela graça! Jesus trouxe à cruz um significado completamente diferente! Ele tornou o instrumento de horror e morte em instrumento de amor, graça e perdão! 


Mas não podemos esquecer o quanto tudo isso custou. Estamos vivendo tempos difíceis de doença, crise financeira, morte, angústia e depressão. Mas quando olhamos para Jesus contemplamos o peso insuportável que ele carregou sobre si na cruz por amor de nós. Jesus sofreu de uma maneira que jamais vamos entender. E ele não precisava passar por nada disso. Ele conhece a nossa dor e o nosso sofrimento, nos conhece pelo nome e é poderoso para nos fortalecer, consolar e sustentar. A Cruz de Jesus deve trazer luz à nossa vida. O sacrifício único e suficiente de Jesus na Cruz demonstra que somos amados, perdoados e aceitos por Deus em Cristo. O mal e o sofrimento são reais, mas o amor de Deus e a sua graça são muito maiores, além de qualquer comparação. 


Aquele que foi crucificado por amor a nós é o Rei. Ele vai dar a última palavra na nossa vida. Por isso confie nEle, espere no seu amor e saiba que Ele é soberanos e está no controle. "No dia alegre Deus é bom e é digno de ser louvado. No dia triste Deus é bom e é digno de ser louvado". 


ORAÇÃO. "Senhor Jesus, obrigado pelo seu sacrifício único e suficiente na cruz. Obrigado por vir ao nosso encontro e tomar sobre si nosso pecado, culpa, sofrimento e morte, para que o Senhor derrame sobre nós do seu amor, perdão, alegria e graça. Te louvamos pois o Senhor transformou a cruz, um instrumento horrível de sofrimento e morte, numa instrumento do Seu amor, perdão e graça. Te louvamos pelo alto preço que o Senhor pagou, para o nosso perdão e salvação. Que nestes dias difíceis que estamos vivendo possamos encontrar no Senhor, no seu sacrifício de amor, a alegria, a esperança e a paz que precisamos. Que toda honra, toda glória e todo louvor sejam dados a ti, nosso amado Senhor e Salvador. Oramos agradecidos em teu nome. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!