Nossos links

domingo, 12 de abril de 2020

Páscoa: Esperança, Comunhão e Missão (Mc 16.1-14)


Após a quinta feira da em que os discípulos abandonaram a Jesus, que Pedro o negou, Judas o traiu e o Sinédrio o condenou, após a sexta feira em que a autoridade do Império Romano condenou Jesus à morte por crucificação, após a morte humilhante e dolorosa na Cruz do Calvário e após o sepultamento de Jesus por José de Arimateia, os discípulos estavam aterrorizados: sem fé, sem esperança, sem propósito na vida. Parecia que o Reino de Deus era só uma promessa, apenas um sonho. Parecia que as promessas de Deus nas Escrituras haviam falhado e que as palavras de Jesus (Mc 8.31-33) não se cumpririam.

A RESSURREIÇÃO ESTÁ LIGADA À CRUZ E À SEPULTURA (v. 1)
A Cruz e a Ressurreição formam uma unidade. A Cruz só é Boa Notícia porque Jesus ressuscitou (1Co 15.17); a Ressurreição só é Boa Notícia porque é a ressurreição de Jesus, o Deus encarnado que viveu sem pecado e se ofereceu ao sofrimento e à morte por amor de nós (Rm 5.8). A beleza da Páscoa só pode ser vista nesta unidade entre a cruz e a ressurreição.
Em Marcos 4.35-41, Jesus entra num barco com os seus discípulos e são seguidos por outros barcos. A seguir veio uma Grande Tempestade e os discípulos, desesperados, acordam Jesus, que ordena ao vento e ao mar que se aquietem, trazendo uma Grande Calmaria. Quem não contemplou o horror da Grande Tempestade não consegue enxergar a glória da Grande Calmaria. Da mesma maneira, quem não entendeu o horror da Sexta feira da morte de Cruz e o silêncio de Deus no sábado da sepultura também tem dificuldade em contemplar a glória do Domingo da Ressurreição! Quando as mulheres vão à sepultura de Jesus, elas tinham consciência do horror da sexta e do silêncio do sábado, mas ainda não conheciam a alegria da ressurreição de Jesus (Mc 16.1). Seus corações ainda estavam tomados de tristeza, medo e desesperança.

A PÁSCOA: CONFIANÇA NA SOBERANIA E NA PALAVRA DE DEUS  (vv. 2-5)
As mulheres, antes de testemunharem a ressurreição, estavam preocupadas e ocupadas com questões reais e importantes, mas sobre as quais elas não tinham controle: "elas compraram óleos aromáticos para ungir o corpo de Jesus" (coisa que José de Arimateia não conseguiu fazer, por conta da hora do sepultamento da sexta para o sábado) e diziam entre si: “Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo?” (v. 3). Era uma questão prática, real, mas a preocupação com ela era completamente desnecessária, pois Deus mesmo já havia se ocupado disso! Muita gente passa a vida se preocupando com coisas que vão se resolver de qualquer jeito, ou não vão se resolver de jeito nenhum! O medo e a ansiedade rouba muito da nossa alegria e energia. As mulheres e os discípulos não confiaram que a Palavra de Deus no Antigo Testamento e que as Palavras de Jesus (Mc 8.31-33) se cumpririam - o que levou à preocupações e medos desnecessários. Não passe a vida se preocupando com pedras pesadas que não precisam da sua preocupação para serem removidas! Mas algo vai acontecer para mudar o propósito da vida daquelas mulheres, ou mesmo para restaurar sonhos sobre o Reino de Deus que pareciam estar sepultados na morte de Jesus!

PÁSCOA: ESPERANÇA, COMUNHÃO E MISSÃO (vv. 6-14)
As mulheres (e os demais discípulos depois delas), após se encontrarem com Jesus ressuscitado, passaram a se ocupar com assuntos verdadeiramente importantes: o anúncio do Evangelho da Cruz e da Ressurreição, a presença de Jesus e a comunhão! Há cristãos hoje que se encontram perdidos,  preocupados com pedras que já foram removidas ou com pedras que, apesar de toda preocupação, não serão removidas.  Mas o encontro com Jesus crucificado nos enche de esperança e dá um propósito à nossa vida. A Páscoa é um convite à confiança na Soberania de Deus, que cumpre as suas palavras, à missão de anunciar e testemunhar o Evangelho da Cruz e da Ressurreição e ao encontro com as pessoas, que precisam conhecer a fé, a esperança e o amor que vem do Evangelho.

Deus não mudou. Ele é Bom e Soberano e sua Palavra continua se cumprindo. Jesus já DERROTOU todos os inimigos de Deus na sua Vida, Morte e Ressurreição e, em breve, vai DESTRUIR estes inimigos, os quais o último é a própria MORTE (1Co 15.26). Por isso a Páscoa nos convida a não olhar com medo e ansiedade para a morte, mas sim com esperança para a nossa ressurreição na ressurreição de Jesus. A Páscoa nos convida à um novo propósito de vida, à uma vida com uma Missão: crer no Evangelho, viver o Evangelho e anunciar o Evangelho. O chamado ao Evangelho nos chama à comunhão com o outro, ao amor e às boas obras, para a glória de Deus.

"Senhor, obrigado pelo teu amor por nós. Obrigado pela sua vida extraordinária de amor, perdão e bondade, sem pecado algum. Obrigado pela tua entrega no sofrimento, na morte de cruz e no silêncio terrível da sepultura. Obrigado pela tua vitória completa na tua ressurreição. Nos abençoe para que possamos viver uma vida cheia de alegria, paz e esperança, em comunhão uns com os outros e com um propósito claro: viver para a tua glória crendo no Evangelho, vivendo o Evangelho e anunciando o Evangelho. À ti a nossa gratidão e louvor, em teu nome, Jesus. Amém".

(Adaptação do Sermão de Páscoa - 12/04/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!