Nossos links

sexta-feira, 17 de abril de 2015

A Criação (Gênesis 1.1-2.4a)


Introdução

Que tipo de texto (gênero literário) é Gênesis 1.1-2.4a? Trata-se de uma linda poesia, anunciando a bondade, o amor e a sabedoria do Criador!

A Bíblia chama o universo de criação, pois ele é obra do Deus Criador.  O primeiro verso da Bíblia fala do Deus Criador em sua obra de criação:
“No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). 
Ora, no seu primeiro verso a Bíblia afirma a fé no único Deus verdadeiro, Criador dos céus e da terra, e nega uma série de doutrinas :
a) Nega o ateísmo (crença de que "não há Deus"); b) Nega o agnosticismo (crença de que "não é possível saber se há ou não Deus"); c) Nega o politeísmo (crença de que há "vários deuses"); d) Nega o panteísmo (crença de que "tudo é deus" – confundindo Criador com criatura) e o henoteísmo (crença de que "há um deus principal que governa sobre outras divindades"); e) Nega o materialismo (crença na "eternidade do tempo e da matéria").

[CURIOSIDADE: Durante séculos, os filósofos em geral afirmaram a eternidade do tempo e da matéria, em contraste com a afirmação da Bíblia (e de alguns teologia/filósofos cristãos, como Agostinho de Hipona) segundo a qual o tempo e a matéria começaram a surgir num ponto específico, “no princípio”. Esta noção cristã foi confirmada pela Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que afirma que tempo e espaço não apenas não são lineares, mas tiveram uma origem, naquilo que se convencionou chamar de “Big Bang”].


1) O Deus Criador é o Deus Triúno (Uno e Trino)

A Bíblia afirma que há apenas um Deus verdadeiro, criador dos céus e da terra. O Criador é o único Deus, mas subsiste em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. A Trindade já pode ser vista nos dois primeiros capítulos do livro de Gênesis: Deus, o Pai, cria todas as coisas através de do Filho, o Verbo (Palavra) de Deus, e dá a vida a todas as criaturas através do Espírito Santo. Compare Gn 1.1-5 a Jo 1.1-5!
“No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia” (Gênesis 1.1-5).
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevalecem contra ela” (João 1.1-5).
O Deus único e verdadeiro, criador dos céus e da terra, é o Deus Triúno: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. E Deus é por nós: Deus, o Pai, é Deus a nosso favor; Deus, o Filho, é Deus conosco ("Emanuel"); Deus, o Espírito Santo, é Deus em nós.
Como diria Agostinho de Hipona, Deus é amor, pois é o Amante (Pai), o Amado (Filho) e o Amor (Espírito). Não há na Trindade dominação, opressão, conflito. Deus é amor; é comunhão plena e perfeita!
Deus é pleno em si mesmo, mas é Amor; por isso, resolveu criar algo além de si mesmo, para amar! Deus criou o universo para amar!


2) A Criação e o Criador (vv. 1-31)

Gênesis 1.1-2.4a não tem por objetivo descrever “como” Deus criou, mas sim “por quê” e “para quê” (propósito) Deus criou.

Antes de criar o ser humano, Deus cria tudo aquilo que o homem precisa para viver. Mas o centro do relato da criação em Gn 1.1-2.4a não é o ser humano, mas o próprio Deus:

Dia
Obras da criação
Versos
Ligações
Luz
(v. 3)
(A) Deus
Firmamento
(vv. 4-8)
(B) Céu e Águas
Terra e mares
(vv. 9-10)
(C) Terra
Plantas
(vv. 11-13)
Luzeiro maior, 
luzeiro menor, 
estrelas

(vv. 14-19)

(A’) Deus
Aves e Peixes
(vv. 20-23)
(B’) Céu e Águas
Animais
(vv. 24-25)
(C) Terra
Ser Humano
(vv. 26-31)
Sábado
(2.1-4a)
(A’’) Deus

O  dia está ligado ao  dia, com o tema “Céu e Águas”: antes de criar as aves e os peixes (5º dia), é necessário criar o firmamento (2º  dia), separando as águas acima no céu das águas de baixo, ou seja, a habitação de cada grupo.
O dia está ligado ao  dia, com o tema “Terra”: antes de criar os animais e o ser humano, é necessário criar o seu habitat, ou seja, separar a terra seca repleta de plantas, de um lado, dos mares, de outro.
O dia, o  dia e o  dia estão ligados pelo mesmo tema: Deus. Este é o eixo mais importante, pois inclui o início, o fim e o meio da narrativa!
Ora, a luz do primeiro dia não vem do sol, da lua ou das estrelas, ou seja, não vem dos corpos celestes, criados apenas no 4º dia. A luz que ilumina a criação é a luz que emana do próprio Deus! (leia novamente, para ilustrar, Gn 1.1-5 juntamente com Jo 1.1-5!).
Além disso, o sol, a lua e as estrelas testemunham que há apenas um Deus! Os vizinhos de Israel, e inclusive os babilônios, adoravam o sol e a lua, considerando-os deuses. A palavra sol, em hebraico shemesh (שֶׁמֶשׁ ),  era o nome de um deus pagão. Ao chamar o “Sol” de “luzeiro maior” e a “Lua” de luzeiro menor, a Bíblia está evitando a identificação dos astros com divindades pagãs, pois está afirmando que não se tratam de deuses, mas de corpos celestes criados pelo único Deus Criador. Assim, a criação do Sol, da Lua e das estrelas é a afirmação de que os corpos celestes não são deuses, mas o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Só o SENHOR é Deus; o resto é ídolo! (cf. Dt 4.19)
Finalmente, o dia fala de Deus: É o Criador quem descansa no 7º Dia, e não o ser humano. Este eixo deixa claro que o centro da criação não é o ser humano, mas o Criador! Tudo pertence a Ele! Ora, “porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36). É por isso que o Catecismo Maior de Westminster declara com toda a clareza:
“Pergunta 1. Qual é o fim supremo e principal do homem? Resposta: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre” .
O personagem central dos relatos da criação não é o ser humano criado, mas o Deus Criador!
Muita gente procura encontrar em Gênesis 1.1-2.4a uma descrição científica da origem do universo. Acredito que o propósito do relato não seja dizer “COMO” o universo foi criado, mas sim “POR QUEM” e “PARA QUÊ”. Ou seja, a questão não é “como” Deus criou. Foram em 7 dias? Mas como, se o que define a duração de um dia é o movimento de rotação da terra em relação ao próprio eixo, em relação ao sol (que só foi criado no dia?). Além disso, algumas sequencias do primeiro relato da criação não entram em acordo como segundo relato da criação em Gn 2.4ss. Por exemplo: enquanto no primeiro relato as plantas foram criadas antes do ser humano, no segundo relato o ser humano foi criado antes das plantas (Gn 2.4-9)! Enquanto o primeiro relato não faz distinção entre a sequência da criação do macho e da fêmea (Gn 1.26-27), o segundo relato narra a criação do macho antes da fêmea (Gn 2.7-25)! Enquanto no primeiro relato tudo é criado pela Palavra de Deus, inclusive o ser humano (Gn 1.26-27), no segundo relato o macho é formado a partir do barro e do sopro de Deus (Gn 2.5-7), enquanto a mulher é formada a partir da costela do macho (Gn 2.21-22)! A própria Bíblia deixa claro que a pergunta "Como Deus criou?" não é tão importante para a fé, mas sim "Quem criou" e "Para quê criou".

Deus é único, mas plural; por isso, quando cria o ser humano à sua imagem e semelhança, o cria plural, macho e fêmea (Gn 1.26-27). Tanto o homem quanto a mulher são imagem e semelhança de Deus! Assim como as três pessoas da Trindade são o único Deus, o macho e a fêmea também se tornam uma só carne, pelo matrimônio.
O SENHOR Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gn 2.18). Mas por que não convém que o homem esteja só? Porque Deus é amor, e criou o ser humano à sua imagem e semelhança. A antropologia afirma que o ser humano é, por natureza, duas coisas: social e religioso. Mas por que? Porque fomos criados para o outro, para relacionamentos plenos de amor e respeito, para a comunhão com Deus, com o próximo, consigo mesmo e, inclusive, com o restante da criação de Deus. Deus é amor, e o seu primeiro projeto para a humanidade é o matrimônio, a comunhão da família em comunhão com o Criador!

A pergunta "como Deus criou o universo?" é tema da ciência. A perguntas "Por quê" e "Para quê" Deus criou o universo são temas da fé cristã. Neste sentido, não há conflito necessário entre a fé e os desenvolvimentos da ciência, como é demonstrado no fato de que grandes cientistas da história eram cristãos (Roger Bacon, Nicolau Copérnico, Blaise Pascal, Robert Boyle, Isaac Newton, Stephen Hales, John Mitchell, Francis Collins, etc.)

3) O Ser Humano: imagem e semelhança do Criador (vv. 26-30)

Deus cria o ser humano à sua imagem e semelhança:
"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra" (Gn 1.26-28).

Algumas pessoas afirmam que o problema ecológico é fruto do livro de Gênesis, pois Deus deu ao ser humano "domínio" sobre todos os animais. Na verdade, essa interpretação não corresponde ao texto bíblico. O SENHOR é bom, justo e criou todas as coisas com amor e sabedoria. Do mesmo modo, ao criar o ser humano, Ele o estabelece como sua imagem e semelhança, ou seja, como seu representante na criação, para expressar o seu amor, sua sabedoria e sua bondade. Isto fica claro também em Gênesis 2.15: "Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar". "Cultivar" é desfrutar; "Guardar" é proteger, preservar. Deus não coloca o ser humano para destruir a criação, mas para cuidar dela!
Se é assim, por que o ser humano nem sempre preserva, mas destrói? Porque Deus é livre, e criou o ser humano livre para tomar decisões, para escolher entre o bem e o mal. Deus é bom, ordena o que é bom, mas não obriga o ser humano a ser bom, pois o criou com responsabilidade. E a verdadeira liberdade só é plena com verdadeira responsabilidade. Além disso, o "domínio" do ser humano está ligado à imagem e semelhança de Deus, de modo que Deus coloca o ser humano para exercer o domínio de "imagem e semelhança de Deus" sobre a criação. A bondade, a justiça e o amor de Deus devem ser refletidos na vida humana na criação.

Quando Deus cria o ser humano à sua imagem e semelhança (Gn 1.27), Ele não cria apenas o macho, mas também a fêmea à sua imagem e semelhança. Deus está acima das relações de gênero. Além disso, a pluralidade na trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) é expressa na pluralidade dos gêneros masculino e feminino. O homem e a mulher são, igualmente, imagem e semelhança de Deus.

Conclusão
A criação só encontra sentido, luz, no Criador. Ele nos cria à sua imagem e semelhança para relacionamentos livres e saudáveis, bem como para expressar seu amor e justiça na criação. A criação glorifica o Criador, o único Deus verdadeiro. Ele é o centro de todas as coisas; não o ser humano! Nós, seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, somos chamados à um relacionamento de vida com Deus, com o próximo, consigo mesmos e com o restante da criação de Deus. A Deus toda a glória!

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!