Nossos links

terça-feira, 25 de junho de 2019

Vamos Entrar na Dança? (Uma Meditação a partir de Jo 15.26-27; 17.1-21; Mt 12.30-32)

Deus afirma através da Bíblia que Ele é um Deus único (Dt 6.5), mas revela também que o Pai de Jesus é Deus, que Jesus é Deus e que o Espírito Santo é Deus. Portanto, Deus se revela à nós assim: o único Deus verdadeiro é, desde antes da criação, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. À esta doutrina chamamos doutrina da Santíssima Trindade. A Igreja Ortodoxa Grega costuma falar da Trindade através de uma Parábola Poética, chamada “Pericorese”. Imagine o seguinte: três crianças se amam, e tem consigo mesmas uma relação de liberdade e alegria, na qual costumam brincar de dançar de roda. De tempo em tempo, cada uma das crianças vai para o centro da roda e glorifica as que estão fora, elogiando e demonstrando seu amor por elas. Deus é assim consigo mesmo. Esta relação de Deus consigo mesmo pode ser percebida através de toda a Bíblia.

A RELAÇÃO DE DEUS CONSIGO MESMO. O Espírito e o Pai dão testemunho do Filho e glorificam ao Filho. A Antes que houvesse mundo, a glória do Pai e do Espírito era também a glória do Filho (Jo 15.26; 17.1,4-5). O Filho e o Espírito Glorificam o Pai (Jo 17.1,4), pois são enviados pelo Pai para a Sua glória. O Pai e o Filho glorificam o Espirito, pois a blasfêmia contra o Pai e contra o Filho podem ser perdoadas, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão (Mt 12.30-32). Na dança de Deus, se busca a glória do outro, se serve ao outro, se ama ao outro.

A RELAÇÃO DE DEUS CONOSCO. Deus nos criou por amor. Mesmo após o pecado, Ele não deixou de nos amar. E a expressão maior do amor de Deus por nós é a Vida, a morte e a ressurreição de Jesus, na qual Deus entrega tudo por amor de nós. O Pai entrega o Seu Filho amado. O Filho a si mesmo se entrega. O Espírito se doa e vem habitar em nós. Não devemos buscar a nossa glória, pois é Deus quem busca a nossa glória.

A NOSSA RELAÇÃO COM DEUS. Deus quer que nós entremos na sua Dança amor, liberdade, alegria e entrega. Agora que cremos n’Ele, agora que cremos no Seu Amor revelado no Evangelho da Cruz e da Ressurreição, somos chamados a glorificá-lo, a entregar tudo à Ele, a reconhecer que toda a honra, toda a glória e todo louvor são devidos à Ele. Seu Amor nos dá tudo, mas exige tudo. Deus nos criou para participarmos da Sua Dança: se esvaziar de tudo para glorificar a Deus, que nos amou primeiro (Jo 15.27; 17.10,13,18,21). E quanto cremos n’Ele, quando confiamos n’Ele, quando nos entregamos totalmente ao seu Amor, nos entregando à Ele, é Ele quem nos enche da Sua glória. O Pai enviou o Filho ao mundo. O Filho enviou o Espírito à nós. E o Espírito em nós nos envia ao mundo, para que possamos CRER no Evangelho, VIVER de acordo com o Evangelho e ANUNCIAR o Evangelho. Deus te chama para entrar na dança dEle. Ele deu os primeiros passos e está disposto a nos ensinar a dançar, através do Discipulado, de uma vida que confia em Jesus para a salvação e para a ação. Vamos entrar na Dança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!