Nossos links

sábado, 22 de novembro de 2014

O Sistema Solar em escala (ou o tamanho dos planetas em relação ao sol)

O artista plástico Roberto Ziche criou uma reprodução do sistema solar em escala. O resultado podemos ver abaixo:




Atrás vemos "parte" do sol. À frente, da esquerda para direita, vemos os planetas Mercúrio, Vênus, Terra (com a lua), Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e planetas anões, Plutão, Haumea, Makemake e Eris.

Em comparação, o sol tem um volume 1.300.000 vezes maior que a Terra, e uma massa 332.900 vezes maior! Quando você acorda muito cedo (sic!) e vê o "sol nascer", pode perceber que a luz do sol demora mais ou menos 8 minutos e 18 segundos para percorrer a distância até nosso planeta.

A distância entre o sol e a terra varia no decorrer do ano: vai de 147,1 milhões de quilômetros no perélio (dia em que a terra está mais próxima do sol, por volta do dia 04 de janeiro) até 152,1 milhões de quilômetros no afélio (dia em que a terra está mais distante do sol, por volta do dia 4 de julho).

Nosso sol é uma estrela entre centenas de milhões de outras, apenas na nossa galáxia, a Via Láctea. Estima-se que existam cerca de 170 bilhões de galáxias espalhadas pelo universo, tendo cada galáxia cerca de 10 milhões a 100 trilhões de estrelas!

Quando olhamos para o macrocosmo pelo telescópio (para aquilo que é maior que nós), ficamos tão impressionados quanto quando olhamos para o microcosmo pelo microscópio (para aquilo que é menor que nós, como as criaturas unicelulares, os vírus, as bactérias...). E tudo isso é obra do Criador, que nos criou com amor à sua imagem e semelhança, para a Sua glória. Na época em que a Bíblia foi escrita, as pessoas não tinham acesso a este tipo de informação científica. Mas, hoje, juntamente com nossos irmãos do passado, podemos fazer coro, recitando o Salmo 19:

"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som;  no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo" (Salmo 19.1-14a).

O SENHOR se revela como o único Deus verdadeiro, seja através da revelação geral na criação, seja através de sua revelação especial, nas Escrituras e, principalmente, em Seu Filho, Jesus Cristo, por meio de quem tudo o que existe foi criado:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.  A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela" (João 1.1-5).

E Deus não apenas nos criou, mas nos ama e deseja nos dar uma nova vida, uma vida plena, através de Seu Filho amado, que viveu sem pecado por amor de nós, morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa salvação.

"Disse Jesus: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10.4b).

Fonte da imagem: http://www.theinspiration.com/2014/11/accurate-scale-3d-rendering-solar-system-roberto-ziche/

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, parabéns! Só que nos ensinam muitas mentiras... se vc observar o mundo a sua volta vai perceber que mentiram pra nós desde cedo

    ResponderExcluir

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!