Nossos links

sábado, 3 de abril de 2021

Meditações sobre a Semana da Paixão 2021 - Jesus está morto no sábado (Mc 16.1)

 Amanhã celebramos o domingo de Páscoa. Amanhã. Mas hoje é sábado. Meu convite prá você hoje é refletir e orar sobre o sábado de Jesus e dos discípulos na semana da Paixão. Só podemos nos surpreender e nos alegrar com a maravilha do domingo de Páscoa se encararmos a angústia e o horror do sábado da sepultura!

Aquele sábado foi terrível, um dia de sonhos frustrados, medo, angústia e insegurança. Mas, afinal, o que se passava no coração dos discípulos? Os discípulos seguiram a Jesus e depositaram nele toda a sua fé e esperança. E como Jesus era extraordinário! Jamais houve alguém como Ele!

Jesus foi enviado pelo Pai para trazer o Reino de Deus sobre nós. João Batista testemunhou sobre Jesus e o batizou no rio Jordão. O Pai enviou o Seu Espírito sobre Jesus, testificando que Ele é o seu Servo, seu Filho Amado, o Messias. Jesus é conduzido ao Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo, mas ao contrário do que aconteceu com Adão e Eva no lindo Éden, Jesus resiste sozinho à tentação no deserto. Então Jesus começa o seu ministério: Ele anuncia que está trazendo sobre nós o Reino de Deus!

Como ele é maravilhoso! Ele transforma água em vinho num casamento, multiplica pães e peixes para dar de comer à multidão faminta, acalma tempestades, expulsa demônios, cura doentes, ressuscita mortos, mas vai além. Perdoa pecadores, livra pecadores de apedrejamento, como e bebe com gente desprezada e quebrada, ama, perdoa, acolhe, dá voz, dá ouvidos, abre o coração! Ele paga o mal com o bem, curando até mesmo a orelha do soldado que foi prendê-lo! Tem uma vida extraordinária de oração, uma sabedoria sem comparação, uma sensibilidade sem igual! Jamais houve alguém como Ele! E em tudo o que ele faz e diz se manifesta a verdade da sua pregação: Ele veio trazer sobre nós o Reino de Deus! Ele é o Rei! Ele é o Messias de Deus!

Os judeus, inclusive os discípulos, aguardavam o Messias, que iria salvar Israel. Mas Jesus não é Rei apenas para Israel. Ele veio realizar a missão que Deus confiou a Israel, mas que Israel falhou: ser uma nação abençoada por Deus para abençoar todas as nações da terra. Os judeus estavam esperando um Messias só para eles, que venceria pela espada as nações. Jesus veio como Rei da paz para todas as nações. 

Quando Jesus entra em Jerusalém no domingo de ramos, saudado pela multidão em festa, em meio às palmeiras e capas no caminho e os hinos de louvor a Deus, parecia que o sonho estava se realizando. Era bom demais para ser verdade. Agora sim, deveriam pensar os discípulos! Agora tudo vai valer a pena! Estamos seguindo a Jesus todos esses anos, mas agora ele vai reinar sobre Israel! Jerusalém é a cidade do Rei! É a cidade do Messias! Jesus vai reinar e tudo vai se consertar! E nós vamos reinar com Ele!

Mas o sonho é frustrado. Jesus deixa claro que não era o Rei da Guerra, que iria derrotar o Império Romano para a glória de Israel. Ele é o Rei da Paz, que veio para reunir no seu Reino todas as nações. Ele veio para todos. Ele veio para trazer um Reino de Paz! Ele confronta todo o judaísmo no episódio do templo. O templo deveria ser, de acordo com a Missão de Deus para Israel, uma casa de oração para todas as nações. Mas o templo se tornou símbolo da esperança dos judeus de vencer a guerra contra as nações. Israel foi escolhido e chamado para abençoar as nações e não para a guerra contra elas. Ao amaldiçoar a figueira Jesus declara simbolicamente o juízo de Deus sobre aquele templo e sobre o que ele representava: um reino de violência e morte. Depois do episódio do templo, o sonho dos discípulos dá lugar ao pesadelo. Os líderes dos partidos judaicos entram em polêmica com Jesus na terça, e fazem um pacto de traição com Judas na quarta. Na quinta Jesus é preso pelo tribunal judaico e condenado por blasfêmia, após ser traído por Judas, negado por Pedro e abandonado pelos demais. Na sexta, das 06h00m às 09hh00m, é condenado diante do governador Pôncio Pilatos à morte de cruz e torturado violentamente. Das 09h00m às 15h00m é crucificado, vindo a morrer na cruz. Por volta das 18h00m Jesus é sepultado. Durante todo o sábado, Jesus está morto na sepultura. 

Você consegue sentir a dor dos discípulos, a confusão, a angústia e o medo? Eles tinham uma grande expectativa com Jesus. Mas eles não entenderam que tipo de Rei Jesus era, que tipo de Reino ele veio trazer, que tipo de mudança ele estava realizando. 

Hoje em dia tem muita gente confusa em relação a Jesus, como os discípulos naquele sábado. Muita gente não entendeu que tipo de Rei é Jesus. Alguns, ao invés de crerem em Jesus, creem em uma figura imaginária, fruto da própria imaginação, e não no Jesus verdadeiro. Alguns acham que Jesus é um tipo de guru, um mero mestre, que veio apenas para ensinar coisas boas. Se Jesus é só isso, ele continua um homem morto! Alguns acham que Jesus é algum tipo de gênio da lâmpada: "se eu for fiel à ele e servi-lo, ele é obrigado a fazer o que estou pedindo/determinando". Alguns acham que Jesus foi mais um fundador de religião, ou um filósofo, ou um líder revolucionário. Tem tanta gente que não entende até hoje quem é Jesus! Para todos esses, Jesus ainda é um homem morto!

Jesus é muito mais que tudo isso. Jesus é maior que Israel jamais sonhou. Jesus é maior do que os discípulos jamais imaginaram. A sua cruz e ressurreição mudaram tudo! Mas, naquele sábado, os discípulos ainda não haviam entendido nada! Eles estavam confusos e desorientados, como muitos entre nós!

Talvez você também esteja confuso em relação à Jesus. Onde está Jesus agora? Onde está Jesus em meio à pandemia, à crise econômica, à morte? Afinal, a Páscoa é uma notícia realmente tão boa assim? Claro que é, mas esse é o assunto da nossa meditação para amanhã. Amanhã quero refletir com você como a Páscoa mudou tudo, mudou a história, mudou o mundo! Mas esse é o assunto de amanhã. Hoje, a sepultura de Jesus e a tristeza dos discípulos nos convidam a olhar para as sombras do nosso coração, para a nossa angústia, para as nossas expectativas erradas sobre Jesus e para nos deixar confrontar com o seguinte: Quem é Jesus para mim? Ele é o Rei que mudou tudo, ou uma pessoa querida que permanece morta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!