Nossos links

domingo, 28 de março de 2021

Meditações sobre a Semana da Paixão 2021 - Domingo de Ramos (Mc 1.1-11)

 Hoje, 28/03/2021, damos início à uma série de meditações sobre a Semana da Paixão, ou seja, a semana de Jesus, descrita nos Evangelhos, que vai da entrada em Jerusalém no chamado "domingo de ramos", passando pela sexta feira da crucificação, até o Domingo da Ressurreição (Páscoa). Vamos refletir a partir do Evangelho segundo Marcos, que destaca com clareza o que aconteceu em cada um desses dias. 

Num domingo, Jesus entra em Jerusalém. Esta é a narrativa do Evangelho segundo Marcos:

"1   Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos 2   e disse-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e, logo ao entrar, achareis preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o.  3   Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui. 4   Então, foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam. 5   Alguns dos que ali estavam reclamaram: Que fazeis, soltando o jumentinho? 6   Eles, porém, responderam conforme as instruções de Jesus; então, os deixaram ir. 7   Levaram o jumentinho, sobre o qual puseram as suas vestes, e Jesus o montou. 8   E muitos estendiam as suas vestes no caminho, e outros, ramos que haviam cortado dos campos. 9   Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 10   Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas! 11   E, quando entrou em Jerusalém, no templo, tendo observado tudo, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze" (Marcos 11.1-11).


BREVE MEDITAÇÃO. Jesus é Filho de Deus, o enviado de Deus Pai no poder do Espírito Santo. Ele é o verdadeiro rei, o filho prometido de Davi, o filho de Abraão. Ele veio para realizar as promessas de Deus ao seu povo. Jesus é o filho de Abraão, aquele que veio para abençoar todas as famílias nas nações. Jesus é o filho de Davi, o rei prometido que seria chamado filho de Deus, que haveria de edificar o verdadeiro templo ao SENHOR, reinar para sempre. 
Jesus entra em Jerusalém, e é saudado como rei: muitos estendem suas capas e ramos pelo caminho onde Jesus passa! Parece que algo realmente grandioso está acontecendo! O Rei entrou em Jerusalém!
O povo também levanta um clamor ao Rei. O clamor começa e termina com a expressão "Hosana!" (que significa literalmente "salva-nos Senhor!"). Hosana é tanto uma expressão de louvor quanto um pedido por salvação. No clamor do povo fica clara também a compreensão sobre o Reino de Deus: O Rei, filho de Davi, vem em nome do SENHOR para trazer o reinado de Deus sobre nós!
Ao fim do dia, Jesus volta para Betânia com os discípulos. Mas, afinal, o que vai acontecer? O que acontecerá com o Rei e como o povo vai responder ao seu reinado? 

Jesus é o Rei. O povo estava em sofrimento diante do Império Romano, da opressão política e econômica, da corrupção religiosa, enfim, de um mundo distante de Deus e carente da graça de Deus. Hoje também sofremos. Mas o Rei se apresenta diante de nós e exige um posicionamento. Num primeiro momento o povo respondeu positivamente, com clamor, louvor e celebração. Hoje Deus nos chama a olhar para o Rei, para confiar no Rei, para depositar a nossa esperança no Rei, e a nos entregarmos ao Seu Reinado. Ele não mudou. E ele já realizou tudo o que precisamos para viver na Sua presença, numa vida de amor, esperança e paz. 

Jesus, ao entrar em Jerusalém montado num jumentinho, reivindica para si o reinado. E hoje, ele reivindica o reinado sobre a nossa vida. Que o Rei seja amado, servido, adorado e glorificado!

ORAÇÃO: "Senhor, te louvamos pela verdade da Tua Palavra. Te louvamos porque reconhecemos que tu és o Rei sobre todas as coisas, o mais poderoso, amoroso e justo. Obrigado porque o Teu Reino traz sobre nós amor, perdão e graça. Nos abençoe para que possamos nos entregar à tua vontade e viver como teus filhos e servos amados. À ti toda a honra, glória e louvor. Oramos com alegria e gratidão no Teu Nome. Amém!". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!