Nossos links

terça-feira, 25 de julho de 2017

Salvação: "Sou Salvo", "Estou Sendo Salvo" ou "Serei Salvo"?


Pare por um momento e responda: Se você é cristão, você acredita que "está salvo", "está sendo salvo" ou que "será salvo"? Já ouvi várias discussões a respeito. Este é o tema que eu gostaria de te convidar a refletir hoje.

Em primeiro lugar, precisamos definir o que significa "salvação". Segundo as Escrituras, a salvação é compreendida a partir do Evangelho de Jesus Cristo, ou seja, da Boa Notícia de que a nossa separação em relação ao único Deus Criador é superada não por aquilo que nós mesmos podemos realizar, mas pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, nosso único e suficiente Senhor e Salvador. Jesus, que por amor de nós e para a nossa salvação morreu na cruz pelos nossos pecados, foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia, apareceu aos seus discípulos, enviou sobre eles o Espírito Santo e voltará em breve, para trazer Novos Céus e Nova Terra, onde habita justiça. Esta Boa Notícia de Deus, de reconciliação com Ele mesmo através da Cruz e da Ressurreição de Jesus Cristo, é o centro do Evangelho. Assim, o Evangelho não diz respeito apenas à "salvação da alma" ou "salvação do espírito", mas sim a reconciliação e restauração da pessoa inteira ("corpo, alma e espírito") no contexto da renovação da própria criação! Este Evangelho é uma Boa Notícia realizada pelo próprio Deus, por iniciativa de Deus, pela graça de Deus e para a glória de Deus. O Ser humano não realiza a salvação, mas apenas reage à ela pela graça de Deus, movido pela Palavra de Deus e pelo Espírito de Deus, numa vida constante de arrependimento dos próprios pecados e confiança no amor de Deus, realizado na Cruz e na Ressurreição de Jesus Cristo, nosso único e suficiente Senhor e Salvador. Assim, afirmamos que Salvação é a superação da separação em relação a Deus, a crise que é mãe de todas as demais crises humanas. A crise na relação com Deus nos levou à crise em relação a nós mesmos, em relação ao próximo e ao restante da criação de Deus. O pecado leva à morte, em todas as dimensões da vida. Fomos criados por Deus e para Deus; estar separado de Deus, que é o Autor da Vida, o Doador da Vida e a Fonte da Vida, é estar condenado à morte.

Sendo assim, afinal, eu "sou salvo", "estou sendo salvo" ou "serei salvo"?

A Salvação é ação de Deus, pela sua graça em Cristo Jesus, e ela diz respeito à Justificação, Santificação e à Ressurreição/Glorificação. Quando a Bíblia afirma que, pela graça de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, eu "Sou Salvo", ela está afirmando sou livre da CULPA DO PECADO. Esta é uma obra já consumada por Cristo, na cruz e na ressurreição. Quando a Bíblia afirma que "Estou sendo Salvo", ela está afirmando que o Espírito Santo, que é o sinal e a garantia da salvação, habita nos salvos, e está os livrando, dia após dia, de glória em glória, do PODER DO PECADO. Esta é uma obra que Deus está realizando continuamente na vida dos seus filhos e filhas. Quando a Bíblia afirma que "Seremos Salvos", ela está testemunhando que a obra da salvação não está completa em nós ainda. A obra da salvação só estará completa na ressurreição dos filhos de Deus, quando nossos corpos corruptíveis serão transformados e se tornarão incorruptíveis, e a glória de Deus vai tomar não apenas a nossa vida, mas toda a criação de Deus, em novos céus e nova terra, onde habita justiça. Então, seremos livres da PRESENÇA DO PECADO. É por isso que o Apóstolo Paulo afirma: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1.6). A obra da salvação já começou, e só será completada no Dia de Cristo, ou seja, quando Cristo voltar para completar a sua obra nos seus discípulos, através da RESSURREIÇÃO.

Sendo assim, em Cristo, "SOU SALVO", pois Jesus já morreu na cruz pelos meus pecados, já ressuscitou para a minha salvação, já enviou sobre mim o Espírito Santo para fazer habitação permanente, e assim já me livrou da CULPA DO PECADO.

"ESTOU SENDO SALVO", pois o Espírito Santo, que habita em mim, traz não apenas libertação da culpa do pecado, mas me renova dia após dia, de glória em glória, me dando vitória contra o PODER DO PECADO.

"SEREI SALVO", pois ainda não ressuscitei dentre os mortos, meu corpo corruptível não assumiu a incorruptibilidade, pois ainda não chegou o tempo. No entanto, quando Jesus voltar, Ele fará novas todas as coisas, pela Sua Graça. Na ressurreição/glorificação, seremos livres da PRESENÇA DO PECADO.

Não há SALVAÇÃO sem JUSTIFICAÇÃO, sem SANTIFICAÇÃO e sem RESSURREIÇÃO. Justificação, Santificação e Glorificação NÃO são três obras, mas são UMA SÓ E MESMA OBRA de salvação, pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Um comentário:

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!