Nossos links

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Toda a Glória a Deus! (Meditação em Rm 11.33-36)


O centro da carta aos Romanos é o Evangelho. Paulo a escreve a carta para manter contato com a igreja de Roma, visando seu projeto de uma sua viagem missionária à Espanha, na qual pretendia pregar o Evangelho até o “fim do mundo conhecido”. Por outro lado, toda a carta aos Romanos trata do Evangelho: os caps. 1 a 11 apresentam a mensagem do Evangelho, enquanto os caps. 12-16 trazem aplicações práticas do Evangelho na vida pessoal e comunitária. Ao final da exposição do Evangelho no cap. 11, Paulo encerra com uma doxologia (uma “palavra de louvor”), uma expressão de adoração a Deus, nos vv. 33-36, onde exalta a riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus, que são elevados demais para que possamos compreender! Então, Paulo faz a seguinte afirmação: “Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas; a Ele, pois, a glória eternamente. Amém” (v. 36).
1) TUDO PERTENCE A DEUS! O Salmo 24.1 diz: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam”. Tudo pertence a Deus! Toda a criação está na palma da sua mão! Nosso planeta pertence a Ele, os oceanos, as florestas, os animais, todos os seres humanos! Os que creem pertencem a Deus; os que não creem igualmente pertencem a Deus! Por isso, nossa vida deve glorificar a Deus, e não a nós mesmos! Toda a glória deve ser dada à Ele, pois tudo pertence a Ele!
2) TUDO É POR MEIO DE DEUS! O Evangelho de João afirma: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava desde o princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1.1-3). Tudo pertence a Deus, pois tudo foi criado por Deus. O Pai cria todas as coisas por meio do Filho e dá vida pelo Espírito; O Pai nos salva através do Seu Filho, que envia sobre nós o Seu Espírito. Deus Pai nos salva da condenação eterna por meio do Seu Filho encarnado, do Deus feito homem, de Jesus Cristo, nosso Senhor. Jesus a si mesmo se entrega por nós na cruz, e ressuscita para a nossa salvação pelo seu Espírito. A Criação e a Redenção são obra de Deus, e não nossa. Se já não fosse suficiente viver para a glória de Deus, por ser Ele o nosso Criador, devemos também glorificá-lo pela salvação, que não é obra nossa, mas de Deus! Nossos atos de justiça não podem trazer salvação, nem mesmo a justiça de outros homens ou mulheres, mas apenas Jesus Cristo, aquele que foi tentado em tudo, mas sem pecado se entregou na cruz, morrendo pelos nossos pecados e ressuscitando para a nossa salvação!
3) TUDO É PARA DEUS! Deus cria tudo nEle e para Ele, para nos dar o seu amor, seu perdão, sua graça, sua alegria! Tudo foi criado para Ele! Sem a sua presença, sem o seu amor, nada faz sentido, nada satisfaz, nada é suficiente. Só nEle encontramos amor, alegria e paz!
Toda a criação e toda a redenção são obra de Deus, pertencem a Deus e são para Deus. Tudo deve glorificar a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!