Nossos links

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

É possível ser uma pessoa racional e crer em Deus?



Esta é uma pergunta que  muita gente faz hoje em dia. A antiga crença iluminista (que encontra ainda hoje aqueles que acreditam nela) era de que o desenvolvimento da ciência, da economia e da cultura faria a religião desaparecer. Pois é, esta tese não tem se cumprido! Qual seria a explicação? Alguns ateus gostam de afirmar que não é possível ser uma pessoa versada em ciência, culta, inteligente e racional e, ao mesmo tempo, crer em Deus. Qual o problema desta tese? Ela é simplesmente falsa! Duvida? Então vamos lá. Vou citar alguns nomes de filósofos, cientistas, artistas e intelectuais que demonstram a falsidade da tese:

Filosofia:  Agostinho, Tomás de Aquino, Blaise Pascal, René Descartes, Leibniz, Kierkgaard, John Locke, Alvin Plantinga, Henri Bergson, etc.
Ciência: Blaise Pascal, Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Isaac Newton, Roger Bacon, Robert Boyle, Stephen Hales, John Mitchell, George Mendel,  Francis Collins, etc.
Literatura: Vinícius de Moraes, Dante Alighieri, John Milton, José de Anchieta, Fiodor Dostoievski, Gregório de Matos, C. S. Lewis, etc.
Prêmios Nobel: Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, Desmond Tutu, Madre Teresa de Calcutá, Albert Schweitzer, etc.

Eis aí uma lista singela e pouco representativa, mas suficiente para demonstrar que a afirmação de que a fé cristã é incompatível com a razão e a ciência é uma superstição que pode ser facilmente refutada.

A fé cristã sempre se definiu como fé, e não como resultado científico. Isso não significa que não haja evidências claras a favor da fé cristã, mas trata-se de evidências e não provas científicas. Ou seja, a fé cristã, por sua própria natureza, não tem necessidade de provas científicas. No entanto, alguns ateus afirmam a impossibilidade de uma pessoa ser, ao mesmo tempo, inteligente, culta, instruída nas ciências e, ao mesmo tempo, ter fé em Deus. Ora, por que isso seria uma impossibilidade? Porquê este tipo de ateu afirma que a ciência e a razão são contrárias à fé em Deus. Se isso é verdade, o ônus da prova cabe a este tipo de ateu, pois eles acreditam que uma pessoa inteligente não pode ser cristã. Mas qual o problema com esta linha de raciocínio? Para começar ela é mentirosa, pois muitos intelectuais, cientistas, pensadores do  passado e do presente creem em Deus! (Veja a lista acima). Ou seja, o cristianismo não tem necessidade de provar nada, pois afirma que, apesar de todas as evidências e da compatibilidade entre fé cristã, ciência e razão, sua doutrina se fundamenta na fé. O ateísmo também é um tipo de crença, e na minha opinião, não precisa provar nada, pois é uma crença. No entanto, a partir do momento que o ateísmo (ou melhor, alguns ateus) passa a afirmar que a fé em Deus não é compatível com a ciência e a razão, ele deve provar o que afirma, pois há provas incontestáveis de que pessoas inteligentes creem em  Deus.

Conclusão: Ser uma pessoa racional e crer em Deus não é apenas possível; é comum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!