Nossos links

sábado, 15 de junho de 2013

Uma Grande Felicidade! (Uma meditação sobre Mateus 8.23-27)



Todos querem uma grande felicidade. Todos querem vivenciar aqueles momentos em que a alegria, a beleza e a paz inundam o coração. Mas geralmente as pessoas não querem trilhar o caminho que Deus preparou para chegarmos a esta plenitude. Há um caminho para se trilhar. Hoje quero compartilhar com vocês um belo texto bíblico sobre a grande felicidade!

"Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?" (Mateus 8.23-27).

"Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram" (v. 23)
Nosso texto está ligado ao anterior (Mt 8.23-27), no qual Jesus ensina sobre o discipulado, ou seja, sobre seguir a Jesus, seguir seu ensino, exemplo e pessoa. Nosso texto começa com os discípulos seguindo a Jesus. Os discípulos não escolheram como ou para onde ir; nem mesmo escolheram o barco. Eles simplesmente seguiram a Jesus. Mas o que aconteceu com eles depois que seguiram a Jesus?

E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas (v. 24ab)
Quantas vezes não passamos por tempestades na vida? Os discípulos estavam num barco, que estava sendo varrido pelas ondas, ou seja, jogado de um lado para outro; arrastado! Um barco não tem domínio sobre uma tempestade. Tem coisas na vida sobre as quais não temos controle! Não dominamos as forças da natureza, a morte, a maldade das pessoas contra nós...
Sobreveio aos discípulos uma grande tempestade! Não foi uma tempestade, mas uma GRANDE tempestade! Mas os discípulos não seguiram a Jesus? Será justo? É isso o que os discípulos recebem por seguir a Jesus, uma tempestade? Será que este é o fim dos cristãos?

Entretanto, Jesus dormia (v. 24c)
O mundo dos discípulos estava caindo... e Jesus estava dormindo! Quantas vezes, em meio as tribulações, não sentimos que estamos sós, que Deus não está nos vendo, ou se está nos vendo, não está se importanto conosco!?! Há momentos em que parece que Deus está dormindo. Será que Deus dorme?

Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!  (v. 25)
O que os discípulos fizeram quando a coisa ficou feia? Clamaram ao Senhor! Precisamos aprender a orar sempre. Orar não é "falar com Deus" apenas, mas sim "conversar com Deus". Não é apenas falar, mas é também ouvir a sua voz. Os discípulos não estavam ouvindo muito bem a voz de Deus no meio da tribulação, mas o que eles fizeram foi muito acertado: eles clamaram para o Mestre!

Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? (v. 26a)
Posagora! Por que Jesus deu esta bronca nos discípulos? Será que ele não queria ser incomodado? Será que ele estava mesmo alheio as tribulações dos discípulos? Será que ele não deseja que clamemos por ele?
Não, não é nada disso! Jesus dá uma bronca nos discípulos por causa da sua incredulidade! O Filho de Deus escolheu o barco, escolheu a hora de entrar no barco e estava no barco. Não havia motivo para desespero, pânico, desesperança! Os discípulos não tiveram sua fé depositada no Mestre, mas se deixaram levar pelas circunstâncias. Fé é confiança em Deus e fidelidade a Deus. Os discípulos de Jesus não devem viver de acordo com as circunstâncias, mas de acordo com a nossa fé em Cristo!

E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar (v. 26b)
Os discípulos não tinham motivo para viver pautando suas vidas nas circunstâncias (boas ou ruins), não tinham motivo para desespero, pois decidiram seguir ao Senhor que tem todo poder nos céus e na terra! Todas as coisas estão nas mãos de Jesus. Não há motivo para desespero! Jesus não apenas tem todo poder nos céus e na terra, mas ele também nos ama e tem um plano para a nossa vida. Confie em Deus. Espere em Deus. Creia em Deus!

e fez-se grande bonança (v. 26c)
Onde está a tempestade? Passou! Por quantas tempestades já passamos nesta vida? Você está passando por uma tempestade? Lembre-se daquelas que você já enfrentou e verá que já passou por lutas muito maiores; e mesmo que esta que você está enfrentando seja a maior, confie nAquele que tem o poder sobre as tempestades.
Jesus trouxe sobre os seus discípulos, sobre aqueles que o seguiram, uma GRANDE BONANÇA, uma GRANDE ALEGRIA! Quando viram o sol novamente, ele jamais pareceu brilhar tão forte! O dia nunca foram tão lindo. Aqueles que seguem a Cristo enfrentam grandes tempestades, mas desfrutam, pela graça de Deus, de GRANDES ALEGRIAS!

E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? (v. 27)
Depois da ação maravilhosa e libertadora de Deus, os discípulos ficaram impressionados, maravilhados. E é interessante que, ao invés de afirmações, terminaram com uma pergunta! Quanto mais conhecemos a Deus e a sua obra maravilhosa na nossa vida, mais nos surpreendemos com seu amor, bondade, graça e fidelidade! Quanto mais conhecemos a Deus, mais fazemos perguntas. Mas não são perguntas de dúvidas, mas perguntas de maravilhamento, de grande paz, contentamento e alegria.

Jesus Cristo é o Senhor. Nós somos seus discípulos. Aquele que o segue enfrenta grandes lutas, grandes tempestades, grandes tribulações, mas é contemplado com maravilhamento e uma GRANDE FELICIDADE!


Fonte da imagem: http://portalsementinhakids.com/wp-content/uploads/2011/10/uid.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!