Nossos links

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Nem mesmo os nossos fracassos podem impedir que Deus cumpra seus propósitos em nossa vida (Jz 13.1-16.31)


Juízes 13.1-16.31 conta a história de Sansão, um dos juízes de Israel. Juiz era alguém escolhido por Deus para livrar Israel dos seus inimigos entre o período da conquista da terra prometida (com Josué) e a Monarquia (cujos primeiros reis foram Saul, Davi e Salomão).
O nascimento de Sansão foi um milagre: sua mãe era estéril, mas Deus havia anunciado à ela que teria um filho consagrado à Deus, que começaria a “livrar a Israel do poder dos filisteus” (Jz 13.3-5).
Sansão era nazireu. A palavra nazireu significa “consagrado”, isto é, consagrado a Deus. Na Bíblia, o texto de Nm 6.1-8 nos ensina o seguinte sobre o nazireu: a) é um voto de consagração a Deus; b) o nazireu não pode beber vinho ou bebida forte; c) não pode comer ou beber nada que seja derivado da uva, inclusive a própria uva; d) não pode cortar o cabelo ou a barba; e) não pode sequer se aproximar de um cadáver. Todo nazireu tinha que observar estas coisas.
A vida de Sansão nos ensina lições muito importantes e valiosas para a nossa vida hoje. Deus tem o controle de todas as coisas, e pode usar tanto nosso sucesso quanto o nosso fracasso para cumprir os planos que tem em nossa vida. No entanto, Deus não deseja que venhamos a sofrer a toa, mas deseja que vivamos bem, em comunhão com Ele e uns com os outros. Mas nem mesmo nossos fracassos podem impedir seus planos em nossas vidas. Sansão cometeu vários erros. Vamos dividir seus erros em algumas fases.
1ª fase: 1) Tomou por esposa uma filistéia, filha do povo inimigo de Israel; 2) Sansão andou por onde não devia (perto da vinha), e lá quebrou seu primeiro voto: matou um leão (Jz 14.5-6). 3) Permanece firme na desobediência, e come do mel que estava no cadáver do leão morto (Jz 14.8-9); 4) Sansão pecou comendo do mel, e o deu aos seus pais, sem que estes soubessem que vinha de um animal morto, fazendo assim seus pais pecarem. Ao final desta fase, Sansão diz um enigma aos filisteus e faz uma aposta com eles. Os filisteus, não descobrindo a resposta, pressionam a mulher de Sansão, sob ameaça. Seu enigma é então decifrado, e Sansão paga a aposta derramando sangue dos filisteus. Então, sua mulher é entregue ao seu amigo. Sabendo disso, Sansão destrói as plantações dos filisteus, os quais mataram sua esposa e seus sogros. Sansão, então, por vingança, mata muitos filisteus. Sansão foi desobediente à Palavra de Deus, quebrando quase todos os seus votos de nazireu, o que gerou dor, morte, injustiça, traição, covardia, maldade, desgosto. Como retaliação, os filisteus oprimem o povo de Sansão, e ordenam que Sansão se entregue. Ele é então entregue aos seus inimigos, mas escapa e mata mil filisteus com uma queixada de burro.
2ª fase: 1) Sansão se deita com uma prostituta; 2) depois de algum tempo se apaixona por uma outra filisteia, chamada Dalila. Os filisteus oferecem à ela muito dinheiro para que descubra o segredo da força de Sansão. Ela, então, passa a procurar descobrir a razão da força de Sansão. Depois de muitas tentativas, ela descobre: sua força seria retirada se seus CABELOS fossem cortados, mas NÃO porquê a sua força estivesse nos cabelos, pois não estava: sua força estava na sua CONSAGRAÇÃO ao SENHOR (pois não cortar os cabelos era o único voto que Sansão ainda mantinha como nazireu!). Então, Dalila corta o cabelo de Sansão, e este perde toda a sua força, pois “o Senhor se tinha retirado dele”, após quebrar o último voto. Então os piores pesadelos de Sansão se tornam realidade: foi entregue nas mãos dos seus inimigos; seus olhos são vazados (furados); o amarraram e o prenderam; foi motivo de alegria e piada dos seus inimigos, que o humilharam enquanto os divertia; seus inimigos louvaram o seu falso deus por causa de Sansão.
Fim: Mesmo no fundo do poço, mesmo tendo fracassado, mesmo tendo feito tudo errado, Deus não se esquece de Sansão. Este faz ainda uma última oração, Deus lhe atende, lhe devolve as forças, e Sansão derruba as colunas do edifício, o que leva à morte de milhares de líderes filisteus. Sansão também morre, mas cumpre a sua missão de começar a libertar Israel da mão dos filisteus.
A história de Sansão nos ensina que Deus perdoa os nossos pecados, mas nós, nossa família e nosso povo sofremos as suas conseqüências. Ensina também que mesmo os nossos fracassos não são capazes de impedir os planos de Deus em nossa vida. No entanto, apesar de Deus perdoar os nossos pecados e apesar de Deus cumprir os seus planos na nossa vida, fica claro que viver no pecado e na rebeldia não compensam, nem para nós, nem para nossa família, nem para nossos amigos.

Apesar dos nossos pecados e fracassos, Deus tem um propósito em nossa vida, através de seu Filho, Jesus Cristo. O Filho de Deus veio ao mundo em fraqueza, mas não por haver quebrado os seus votos como Sansão: Jesus abriu mão de sua glória para assumir nossa fraqueza, culpa e pecados. E tendo morrido na cruz por amor de nós, ressuscitou ao terceiro dia para a nossa salvação. Por meio de Jesus Cristo, Deus não apenas restaura as nossas forças, não apenas traz perdão e poder para uma nova vida no Espírito, mas realiza seus propósitos de amor, alegria e paz sobre nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!