Nossos links

quarta-feira, 31 de março de 2021

Meditações sobre a Semana da Paixão 2021 - Conspiração, Unção e Pacto e Traição - a Quarta-feira de Jesus (Mc 4.1-11)

 Como foi a quarta-feira de Jesus, na Semana da Paixão? Este dia é apresentado em Mc 14.1-11. O texto destaca três grupos de personagens importantes em relação a Jesus: os principais sacerdotes e os escribas, uma mulher que ungiu a Jesus com óleo, e Judas Iscariotes, um dos discípulos de Jesus. São personagens interessantes! 

Os principais sacerdotes e os escribas eram pessoas moralmente corretas ("pessoas de bem"), religiosas, conhecedoras da Bíblia, gente que orava, jejuava, participava das celebrações semanais, ajudava os necessitados. Apesar de todas essas credenciais, queriam prender e matar a Jesus! Não há nada mais triste que religião sem Deus! É muito triste ver gente que se diz religiosa, mas que não ama, não crê e não se entrega a Jesus Cristo, o verdadeiro Rei de todas as coisas! Os principais sacerdotes e escribas trocaram o Rei Jesus Cristo por um projeto de poder que envolve religião, política e dinheiro. Hoje em dia tem muita gente orando, indo ao culto, ajudando os necessitados, tendo boas iniciativas, mas mesmo assim rejeitando Jesus como o Rei, como o centro da vida, como o único Senhor e Salvador. 

O texto destaca também "uma mulher", que ungiu a Jesus com um perfume caríssimo (valia aproximadamente um ano inteiro de salário!). Os judeus, por causa da fé na ressurreição, tinham o costume de muitos cuidados na preparação dos corpos para a sepultura. Jesus sabia que morreria em breve e, apesar de haver avisado antecipadamente os discípulos algumas vezes, eles parecem não entender o que está para acontecer. Aquela mulher também não sabia que Jesus morreria em alguns dias, mas foi usada por Deus para fazer uma boa ação a Jesus, preparando seu corpo para o sepultamento, que haveria de ocorrer no sábado. Mas a ação da mulher trouxe indignação aos discípulos, que consideraram aquele ato um grande desperdício - afinal, todo aquele dinheiro poderia ser dado aos pobres. Jesus sempre ensinou o amor e o cuidado com o próximo, mas ele elogia o que a mulher fez: mesmo de maneira instintiva, mesmo sem compreender exatamente o que ela estava fazendo, seu gesto pelo Rei foi extraordinário e está registrado várias vezes nos Evangelhos. Aquela mulher amava a Jesus e demonstrou a sua grande gratidão. E o Rei honrou aquela mulher! Ela fez a coisa certa em relação ao Rei naquele dia!

Finalmente temos o Judas Iscariotes. Judas resolve trair a Jesus. Talvez por achar que o caminho do Reino de Deus fosse o caminho dos partidos judaicos: guerra, violência, revolução armada, tomada do poder, o templo como símbolo de que Deus exaltaria Israel para humilhar as nações... Judas percebe que Jesus não é o Messias que ele esperava. Então Judas resolve um grande problema para os principais sacerdotes e escribas: numa cidade cheia de quebradas e vielas, em que as multidões estavam em todo lugar e considerava Jesus um profeta, como prenderiam Jesus sem realizar uma grande confusão e tumulto, atraindo inclusive a ira dos romanos? Judas, um dos discípulos, decide entregar Jesus por algumas moedas! Como Judas, hoje em dia muitos traem a Jesus por decepção, pelo fato de que Jesus não é como eles queriam. Jesus não é um ídolo que eu possa manipular. Ele é o verdadeiro Rei, Senhor e Salvador! 

A Quarta-feira nos apresenta estes três grupos de personagens: as "pessoas de bem" religiosas, que queriam prender e matar a Jesus, a mulher que amou e honrou o Rei o ungindo com um perfume preciosíssimo e o discípulo traidor. Nesta quarta feira, você está próximo de quem?

ORAÇÃO. "SENHOR, graças te damos pela Tua Palavra. Tem compaixão de nós, para que não vivamos uma religião vazia, sem a tua presença e sem teu reinado sobre nós, como fizeram os principais sacerdotes e escribas. Tem compaixão de nós para que não sejamos como Judas, que te traiu porque Tu És o Rei verdadeiro, que não se deixa manipular pelas nossas paixões e ideologias, e veio inaugurar um Reino de amor, perdão e paz, e não de dominação e guerra. Nos abençoe para que sigamos o bom exemplo daquela mulher, que simplesmente te amou e foi grata a ti, te honrando como o verdadeiro Rei. Que Teu Espírito e a tua graça nos renovem, e nos conduzam ao teu amor e à tua vontade. Amém".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!