Nossos links

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O Natal: celebração do nascimento de Jesus e celebração do nosso novo nascimento

Quando a Bíblia fala de salvação, ela fala de duas realidades: a "encarnação" e a "ressurreição".

A "encarnação" diz respeito à vinda do Filho de Deus ao mundo, quando assume a existência humana. A encarnação é uma verdade bíblica que diz respeito APENAS a Jesus Cristo, pois apenas Ele é o Deus filho único (Jo 1.18), que assume a vida humana. É o que a Bíblia afirma nos Evangelhos:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1.1-5,14).

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.  Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.  Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" (Mat.eus 1.18-21)

A "ressurreição" diz respeito a Jesus, em primeiro lugar, e a todos aqueles que nele crêem:

"Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão.  Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1Coríntios 15.1-4).

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo" (João 11.25-27).

E o Deus Filho Único veio ao mundo, viveu por nós, morreu por nós e ressuscitou por amor de nós, para que pudessemos nascer de novo, para nos tornarmos uma nova criatura pela vida do Espírito de Deus em nós:

"O amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.  E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2Coríntios 5.14-17).

"O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1.10-13).
.
Assim, no Natal celebramos dois nascimentos: o de Jesus de Nazaré e o nosso!

1) Natal: a celebração do nascimento de Jesus
O Natal é a data em que celebramos nascimento de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus que se fez menino, nascendo em Belém, numa manjedoura. Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, mas esta não é a questão importante, pois o que importa é celebrarmos com alegria a verdade da Palavra de Deus de que Ele veio ao mundo, para trazer amor, perdão, paz e salvação! Por isso, a história de Jesus de Nazaré é a história do maior gesto de amor de Deus para conosco: Em Cristo, Deus conhece plenamente nossas alegrias e tristezas, pois se torna um de nós. Não há alegria ou sofrimento humano que Deus não conheça. Deus conhece a dor de ser pobre; estrangeiro; sem direito à cidadania (romana); discriminado por sua raça; traído por um amigo, negado por outro, abandonado pelos demais; difamado; torturado; humilhado; condenado injustamente; assassinado como criminoso, incompreendido... Ele realmente sabe o que é sofrer! Em tudo isso, no Natal celebramos o Deus que nos conhece pelo nome, e conhece nossas alegrias e sofrimentos. Deus nos entende e nos ama!

2) Natal: a celebração do novo nascimento
 No Natal também celebramos o nascimento de Deus em nosso coração. Cristo veio não apenas ao mundo, mas aos nossos corações. Quando cremos em Cristo, naquele que nasceu, cresceu, viveu sem pecado, morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa salvação, este mesmo Cristo Jesus nasce em nosso coração, e nele habita pelo Espírito Santo. É o chamado novo nascimento (Jo 1.13; 3.5-8; 1Jo 3.9). Nascer de novo é crer em Cristo, e ter a vida de Cristo transbordando no coração. É nascer de novo como nova criatura (2Co 5.17; Gl 6.15; Ef 2.10), pois a criação de novos céus e nova terra já começou na vida daquele que crê em Jesus, pois o Espírito Santo, o Espírito da nova criação, habita em nós, e nos enche da vida e da virtude de Deus (Rm 8.1-16).
 O Natal é, assim, a celebração da esperança. É a esperança que nasce em nossos corações! Todos nós estávamos sem esperança e sem Deus no mundo (Ef 2.12), e não fomos nós que alcançamos à Deus: foi Deus quem nos alcançou em Cristo! O Natal é a celebração da vinda da esperança ao mundo: quando tudo parecia perdido, veio a salvação! E isso é o que Deus deseja fazer a cada dia em nossas vidas: quando deixamos de confiar em nós mesmos, e depositamos nossa confiança em Deus, Ele realiza grandes feitos em nossa vida, nos tirando do desespero, e nos enchendo a vida de paz, amor e graça. Temos esperança porque Deus se fez menino; menino que cresceu, morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia. Temos esperança por causa de Jesus de Nazaré, nosso Salvador, aquele que vive e reina hoje, que nos ajuda, que nos abençoa, que intercede por nós junto ao Pai, que nos perdoa e nos enche de seu amor. 
 O Natal é a celebração da solidariedade. Nessa época do ano, muitos se sensibilizam, buscando mais à Deus, buscando fazer o bem.  Do mesmo modo que Deus se solidariza conosco, devemos nos solidarizar com o próximo, em perdão, graça e amor. A solidariedade deve nascer em nosso coração.

Celebre o Natal no verdadeiro Espírito do Natal: a graça amorosa e salvadora de Deus. O grande presente nos foi dado, e o presente é Jesus Cristo, nosso Salvador. Pela fé nEle temos comunhão com Deus, perdão dos nossos pecados, e poder no Espírito para uma vida nova, renovada no amor, na justiça e no perdão. Vamos celebrar o nascimento de Jesus, que veio para nos reconciliar com o Pai, que veio para que nascêssemos pela fé nEle, no Espírito Santo de Deus.

Que Deus nos abençoe a todos, e que o Espírito do Natal, o Espírito Santo de Deus, habite ricamente em nossos corações.

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!