Nossos links

www.marcio-marques.blogspot.com / www.blogmarciao.blogspot.com / www.creioemjesuscristo.blogspot.com / www.creiologoconfesso.blogspot.com

Quem é o Marcião?

Minha foto

Sou cristão. Creio em Jesus Cristo. 

quinta-feira, 20 de março de 2014

O Bálsamo de Gileade e a Bíblia - parte II

A postagem mais acessada e comentada do nosso Blog é "O Bálsamo de Gileade e a Bíblia", que comenta a fundamentação bíblica muito ruim do cântico "O Bálsamo de Gileade", de autoria de Ana Paula Valadão. O link do texto anterior está no final deste post. Diante da quantidade de comentários e da necessidade constante de responder as observações dos leitores do blog, vou procurar apresentar as nossas observações sobre o cântico de forma mais clara e objetiva. A argumentação fundamental continua a do post anterior. Aqui vou aclarar melhor algumas afirmações.

Sobre a referida música, é citado quase literalmente o texto de Oséias 6.1-2, cuja sequencia (v. 8) faz referência a Gileade como "cidade dos que praticam a injustiça, manchada de sangue". Neste sentido, a questão fundamental que se levanta é a seguinte: Como é que a referência a Gileade, a "cidade dos que praticam a injustiça, manchada de sangue" (Os 6.8), se transforma em referência ao "Bálsamo de Gileade" e ao "médico de Gileade" que, na interpretação da música, são figuras de Cristo? Há algum problema nesta interpretação? Vamos responder de forma resumida:

1) Quais são os únicos textos na Bíblia que falam sobre "Bálsamo e médico de Gileade"? São os seguintes: Gênesis 37.25, Jeremias 8.22 e Jeremias 46.11, os quais vamos transcrever abaixo:
"Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito" (Gênesis 37.25);
"Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?" (Jeremias 8.22);
"Sobe a Gileade e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios, pois não há remédio para curar-te" (Jeremias 46.11).

2) O que os textos bíblicos afirmam sobre o Bálsamo de Gileade e o médico de Gileade? 
a) Os ismaelitas traziam bálsamo de Gileade para comercializar no Egito (Gênesis 37.25);
b) O bálsamo de Gileade e os médicos de Gileade SÃO IMPOTENTES, POIS NÃO SÃO CAPAZES DE CURAR O POVO" (Jeremias 8.22; 46.11).

3) Gileade é terra de bálsamo ou de assassinos?
A letra da música está em Oséias 6.1-11, ou mais especificamente Oséias 6.1-2 (a maior parte da letra) e Oséias 6.8 (onde há referência a Gileade). No entanto, o verso 8 nada diz sobre bálsamo ou médico, mas sim que "Gileade é a cidade dos que praticam a injustiça, manchada de sangue". Como é que a letra da música transformou a cidade dos que praticam a injustiça e está manchada de sangue na terra do bálsamo e do médico que curam - ao contrário do que dizem todos os textos bíblicos?

Para justificar a letra, recorre-se a toda uma "apresentação do contexto da época", fala-se sobre o famoso bálsamo de Gileade, etc. etc. etc. É o tipo de "apresentação do contexto" que não esclarece o texto bíblico. No entanto, os textos bíblicos que falam do Bálsamo ou do(s) médico(s) de Gileade afirmam simplesmente que ELES NÃO SÃO CAPAZES DE TRAZER CURA! 

Agora, RELACIONAR JESUS   COM UM BÁLSAMO QUE NÃO PODE CURAR   E UM MÉDICO QUE NÃO PODE TRATAR AS FERIDAS DO POVO   É UMA PROFUNDA FALTA DE RESPEITO.

Por favor, antes de comentar este post, leia atentamente os textos bíblicos e responda a seguinte pergunta: "segundo as referências bíblicas, o bálsamo e o(s) médico(s) de Gileade são capazes de trazer cura?". Depois pergunte a si mesmo: "Seria correto afirmar que Jesus corresponde ou é simbolizado por um bálsamo ou um médico impotentes, incapazes de curar?". Respondendo a estas perguntas, eu terei o maior prazer em ler e responder as suas observações.

O texto anterior pode ser lido na íntegra a partir do link abaixo.


Um grande abraço. Que Deus nos abençoe a todos, para a Sua glória.

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!