Nossos links

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

CREDO DO MARCIÃO

 

(Meu credo pessoal, baseado no Apostólico e no Credo Niceno-Constantinopolitano, mas levando em consideração a narrativa bíblica)


Cremos em Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, que fez todas as coisas boas e em perfeita harmonia, para que a humanidade vivesse em comunhão com Ele e refletisse Sua glória.

Cremos que a idolatria e a incredulidade de Adão e Eva trouxeram a Queda, a desordem, a morte e a expulsão do Paraíso.

Cremos que Deus, em sua fidelidade, iniciou a restauração da criação ao chamar Abraão, formar Israel e estabelecer Sua aliança, para que Israel fosse luz para as nações e instrumento de bênção para toda a terra.

Cremos, contudo, que assim como Adão e Eva caíram em idolatria e incredulidade, também Israel caiu na mesma idolatria e incredulidade, e por isso foi levado ao exílio — a queda de Israel — conforme anunciado pelos profetas.

Cremos que Jesus Cristo é o Messias de Israel e Senhor da Igreja, o Filho eterno do Pai, que encarnou na história como o Remanescente fiel, o verdadeiro Israel, cumprindo a missão que Adão fracassou e que Israel não pôde cumprir.

Ele é o Profeta prometido — aquele que anuncia a Palavra e, ao mesmo tempo, é a própria mensagem anunciada. Ele é o verdadeiro Templo — Deus presente conosco. Ele é o Sumo Sacerdote — aquele que nos representa diante do Pai. Ele é o Sacrifício perfeito — entregando-se por amor.

Na cruz e na ressurreição, cremos que Deus revelou plenamente que Deus é amor e que Seu Reino venceu o pecado, o mal, a morte, as ideologias, bem como todo principado, potesrade e poder, visíveis e invisíveis. 

Cremos que Jesus ressuscitou corporalmente dentre os mortos, ascendeu aos céus e reina até que todos os Seus inimigos sejam colocados debaixo de Seus pés, e que Seu reinado anuncia a renovação de todas as coisas.

Cremos no Espírito Santo, Senhor e vivificador, que nos convence da idolatria, nos chama à fé, nos une a Cristo, nos incorpora ao Seu corpo, nos restaura à imagem do Criador e nos capacita para viver como testemunho, antecipação e sinal do Reino que vem.

Cremos que a salvação não consiste na evasão da criação nem na libertação da alma do corpo, mas na Nova Criação em Cristo e no Espírito — quando céu e terra serão renovados, a justiça habitará, a morte será derrotada e Deus será tudo em todos.

Cremos na Igreja, povo da aliança, corpo de Cristo e comunidade do Espírito, chamada a proclamar o Evangelho, viver em amor, praticar a justiça, resistir à idolatria, servir o próximo e refletir, em sua vida comum, o Reino de Deus que já chegou e que ainda virá em plenitude.

Cremos na ressurreição dos mortos, no juízo justo de Deus, na restauração final de todas as coisas e na vida eterna na Nova Criação, para glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Amém.

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!