Nossos links

quarta-feira, 13 de abril de 2022

A Semana da Paixão de Cristo no Evangelho segundo Marcos – “Quarta - Preparação para o Sepultamento”


Na quarta, a oposição manifestada nas polêmicas da terça se transforma em plano para matar Jesus. Uma mulher, por outro lado, unge Jesus com um perfume muito valioso. Na quarta, os líderes judaicos e Judas, por um lado, e a mulher, por outro, fazem preparativos para o sepultamento!

 

TEXTO BÍBLICO: Marcos 14.1-11

 "Dois dias depois seria celebrada a Páscoa e a Festa dos Pães sem Fermento. Os principais sacerdotes e os escribas procuravam uma forma de prender Jesus, à traição, para matá-lo. Pois diziam: — Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo. Quando Jesus estava em Betânia, fazendo uma refeição na casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, trazendo um frasco feito de alabastro com um perfume muito valioso, de nardo puro; e, quebrando o frasco, derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus. Alguns dos que estavam ali ficaram indignados e diziam entre si: — Para que este desperdício de perfume? Este perfume poderia ter sido vendido por mais de trezentos denários, para ser dado aos pobres. E murmuravam contra ela. Mas Jesus disse: — Deixem a mulher em paz! Por que vocês a estão incomodando? Ela praticou uma boa ação para comigo. Porque os pobres estarão sempre com vocês, e, quando quiserem, podem fazer-lhes o bem, mas a mim vocês nem sempre terão. Ela fez o que pôde: ungiu o meu corpo antecipadamente para a sepultura. Em verdade lhes digo que, onde for pregado em todo o mundo o evangelho, também será contado o que ela fez, para memória dela. E Judas Iscariotes, um dos doze, foi falar com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus. Eles, ouvindo isto, se alegraram e prometeram dar dinheiro a ele; nesse meio-tempo, Judas buscava uma boa ocasião para entregar Jesus". 

 

COMENTÁRIO

Na quarta, enquanto os principais sacerdotes e escribas conspiravam contra a vida de Jesus (14.1-2), ele é ungido por uma mulher em Betânia (14.3-9). No mesmo dia, Judas procura os principais sacerdotes para trair a Jesus (14.10-11). Aquilo que era apenas polêmica, oposição de ideias, se torna plano contra a vida, de onde menos esperaríamos: pessoas religiosas, que oram, vão ao templo e conhecem a Lei - além de Judas, um dos discípulos de Jesus. Os líderes religiosos e um dos discípulos fazem planos contra Jesus. Mas, por outro lado, uma mulher unge Jesus com um perfume caríssimo, o preparando para o sepultamento. A virtude veio de onde as pessoas menos esperavam. O curioso é que Judas e os líderes religiosos andaram de forma contrária à Jesus, enquanto a mulher agiu como Jesus agiria. Ela foi grata à Jesus, amou a Jesus, contemplou a Jesus, seguiu o seu exemplo, depositou nEle sua fé e esperança. Aquela mulher é o grande exemplo de discipulado no nosso texto.

Você é religioso, ora e lê a Bíblia? Ou é alguém que ninguém espera nada? Seja lá quem você for, seja grato a Jesus, olhe para Jesus, siga a Jesus! Na quarta, Jesus continua nos amando e caminhando para a Cruz!


Você quer saber como foi a quinta feira de Jesus na Semana da Paixão? Clique no link abaixo e descubra!

http://marcio-marques.blogspot.com/2022/04/a-semana-da-paixao-de-cristo-no_14.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!