Nossos links

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Salomão, sábio mas insensato

(Reflexão publicada no livro de devocionais "49 Dias de Jejum e Oração - homens").


Texto Bíblico
"Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do SENHOR, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera" (1Reis 11.9).

Reflexão
Deus tem prazer em abençoar as pessoas, em derramar boas dádivas sobre o seu povo. Mas apesar dos dons e talentos que Deus nos dá, muitas vezes continuamos com o coração endurecido contra Deus!
Salomão era filho de Davi com Bate-Seba, a que fora mulher de Urias. Desde o nascimento ele foi amado por Deus (2Sm 12.24). Davi, avançado em dias, deu sua aprovação para que Salomão fosse o próximo rei de Israel.
Depois que assume o reinado, “o SENHOR Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: — O que você quer que eu lhe dê?” (1Reis 3.5). Salomão responde: “dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?” (1Reis 3.9). A resposta agradou ao SENHOR, que deu a Salomão não apenas sabedoria para governar com justiça, mas também o que Salomão não pediu: “durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei. E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa” (1Reis 3.13-14). Depois que Salomão edificou o Templo em Jerusalém, Deus aparece a ele novamente afirmando: que o destino daquele templo, bem como a confirmação da descendência de Salomão sobre o trono, dependeriam da fidelidade a Deus e aos seus mandamentos de amor (1Reis 9.1-9).
Salomão, cheio de sabedoria dada por Deus, teve um reinado cheio de realizações e conquistas. No entanto, todas as bênçãos, todos os talentos e dons que Deus derramou sobre ele, não o impediram de seguir o caminho da idolatria e da opressão ao povo de Deus: foi influenciado pelas suas muitas mulheres estrangeiras, adoradoras de outros deuses (1Reis 11.4).
A Bíblia nos ensina que não devemos ser ingratos e infiéis, mas ensina que é possível que uma pessoa comece com boas intenções, receba de Deus dons e talentos, inclusive sabedoria, mas no fim tenha um coração endurecido pelo pecado, influenciado por gente que não ama a Deus e a justiça. 

Salomão alcançou sabedoria apenas para governar os outros, mas não se preocupou em cultivar a sabedoria para governar a própria vida no grande princípio da sabedoria é o temor do Senhor  (Provérbios 1.7).

Perguntas para reflexão
Deus, no seu amor e bondade, tem abençoado a tua vida? 
Como você tem respondido ao amor e a bondade de Deus?

Oração final
Pai, obrigado pelo teu amor, tua graça e generosidade. Tem compaixão de nós para que os dons e talentos que o Senhor derrama sobre nós andem lado a lado a uma vida de temor do Senhor. Que possamos olhar para o Teu Filho amado, que é maior e mais sábio que Salomão e nunca se entregou a insensatez, mas veio ao mundo para te servir servindo ao próximo, trazendo amor e salvação, sendo fiel até a morte e morte de cruz. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!