Nossos links

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Deus é Digno de Ser Louvado Sempre - Breve Meditação sobre o Salmo 113



INTRODUÇÃO


O Salmo 113 é um dos meus salmos preferidos. Ele nos ensina sobre quem é Deus e que tipo de postura devemos ter diante d'Ele.



1 Aleluia! Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. 2 Bendito seja o nome do SENHOR, agora e para sempre. 3 Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do SENHOR. 4 Excelso é o SENHOR, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus. 5 Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, 6 que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? 7 Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, 8 para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. 9 Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!


A Bíblia tem muitos tipos de texto, ou gêneros literários. O Salmo 113 é um Hino de Louvor. Os Hinos nos Salmos costumam ter os seguintes elementos: a) Introdução (geralmente um convite ao louvor com verbos no imperativo); b) Desenvolvimento (motivo do louvor. Resposta à pergunta: por que Deus é digno de ser louvado?); c) Conclusão (que pode conter voto, bênção, súplica ou aclamação um ou dois destes elementos), podendo retomar as expressões do início do poema). No Salmo 113 estes elementos estão divididos da seguinte maneira: 
Introdução (convite ao louvor)   vv. 1-3
Desenvolvimento (motivo do louvor)   vv. 4-9b
Conclusão (novo convite ao louvor)   vv. 9c

Depois desta brevíssima introdução, vamos meditar na mensagem do nosso salmo.

MENSAGEM DO SALMO 113

a) Vamos louvar a Deus em todo o tempo! (vv. 1-3)
O salmo começa com a palavra Aleluia, palavra hebraica que significa "Yah deve ser louvado". Yah é uma abreviação do nome de Deus, Yahweh. No AT, o nome expressa quem é nomeado em seu caráter e dignidade. Daí a importância do nome de Deus, Yahweh, o nome santo, que não deve ser tomado em vão (Ex 20.7), devendo ser santificado, nas palavras de Jesus na oração do "Pai Nosso" (Mt 6.9). Os servos do SENHOR devem louvar o seu nome, ou seja, devem louvar a Deus vivendo de acordo com o caráter e a dignidade de Deus. 
Mas quando o SENHOR deve ser louvado? "Agora e para sempre", "do nascimento do sol até o ocaso". Em outras palavras, sempre! Não importa o que aconteceu entre o amanhecer e o entardecer, não importa se a notícia foi boa ou ruim, se o dia é alegre ou triste, pois O SENHOR DEVE SER LOUVADO SEMPRE! Seu caráter e dignidade está acima das circunstâncias, ou seja, mesmo que as coisas não aconteçam como esperamos, mesmo que nossas expectativas sejam frustradas, Deus é digno de ser louvado! Mas por que Deus é digno de ser louvado sempre, independente das circunstâncias? Esta resposta é dada nos versos 4-6 e no 7-9.

b) Deus é o Todo-Poderoso! (vv. 4-6)
O verso 4 afirma: "Excelso é o SENHOR, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus". O SENHOR não é exaltado apenas acima dos indivíduos, mas acima de todas as nações juntas! Acima dos impérios! Acima de todos os poderes, dos principados e potestades! Sua glória está acima dos céus! O verso 5 afirma que o SENHOR é mesmo incomparável! Ele é poderoso, glorioso, acima de qualquer comparação! Tanto é que nós, para olharmos para o céu, precisamos erguer as nossas cabeças, enquanto o SENHOR olha para baixo para olhar para o céu!!! Essa é a primeira razão pela qual o SENHOR é digno de ser louvado sempre: Ele é Deus poderoso e cheio de glória, acima de qualquer comparação.

c) Deus é amoroso, gracioso e misericordioso, e tem prazer em socorrer (vv. 5-9b)
O SENHOR se inclina para olhar para o céu, mas também se inclina para olhar para a terra.  E olhando para ela, ele vê o aflito, o sem esperança, o marginalizado, o desprezado. Mas Ele não fica apenas olhando! "Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado,  para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo.  Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos". 
Que maravilha! O SENHOR é Deus não apenas de olhos inclinados para ver, mas de ouvidos inclinados para ouvir e braços estendidos para ajudar! Ele ouve o clamor do necessitado e intervém! Os grandes deste mundo pensam que olhar para o pobre, o necessitado, o desprezado é perder tempo. Já o SENHOR, o único que é grande, excelso, exaltado, tem prazer em trazer salvação! Essa é a segunda razão por que o SENHOR deve ser louvado sempre: sua humildade, pois Ele se inclina para ajudar os desprezados e humilhados!

c) Louvado seja o nome do SENHOR! (v. 9c)
Deus é poderoso, glorioso e humilde! 
Mesmo quando passamos por momentos difíceis da vida, não podemos nos esquecer de Deus!  
O SENHOR é digno de louvor no dia da alegria, das boas notícias, da festa. Então, louvemos a ao SENHOR no dia alegre!
O SENHOR não deixa de ser digno de louvor quando passamos por momentos difíceis. Então, louvemos a Deus no dia triste!
Louva a Deus, pois Ele é bom, e tem prazer em se inclinar para atender o clamor dos pequeninos, que precisam de restauração e graça!
Aleluia! Louvado seja o nome do SENHOR!


Leia nossos posts!

Leia nossos posts!