Num domingo, Jesus entra em Jerusalém. Esta é a narrativa do Evangelho segundo Marcos:
TEXTO BÍBLICO: Marcos 11.1-11
"1 Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos 2 e disse-lhes: - Vão até a aldeia que está diante de vocês e logo, ao entrar, encontrarão preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendam o jumentinho e tragam aqui. 3 Se alguém perguntar; 'Por que estão fazendo isso?', respondam: 'O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para cá'. 4 Então foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam. 5 Alguns dos que ali estavam reclamaram: - O que estão fazendo, soltando o jumentinho? 6 Eles, porém, responderam conforme as instruções de Jesus. Então os deixaram ir. 7 Levaram o jumentinho a Jesus, puseram as suas capas sobre o animal, e Jesus montou nele. 8 Muitos estenderam as suas capas no caminho, e outros espalharam ramos que tinham cortado nos campos. 9 Tanto os que iam adiante dele como os que o seguiam clamavam: 'Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 10 Bendito o Reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana nas maiores alturas!' 11 E Jesus entrou em Jerusalém, no templo. E, tendo observado tudo, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze".
COMENTÁRIO
O Filho de Deus veio ao mundo, veio ao nosso encontro, e se fez homem. Aos 30 anos é batizado por João Batista, se identificando com os pecadores, se identificando com a descendência de Adão (humanidade) e de Abraão (Israel). Enquanto é batizado por João Batista, o Pai testifica que Ele é o seu Servo, seu Filho Amado em quem tem o seu prazer, derramando sobre Ele do Espírito Santo. Na sua pregação, seu ensino, suas curas e milagres, Jesus demonstra que o Reino de Deus está chegando nEle. Jesus cura doentes, ressuscita mortos, transforma água em vinho, multiplica pães e peixes, expulsa demônios, acalma tempestades, é tentado mas não cai em tentação, ama e acolhe pecadores, perdoa pecados. Ele é aquele que o Pai enviou para restaurar todas as coisas, para trazer o Reinado de Deus sobre tudo, para acabar com os nossos exílios, para vencer todos os inimigos de Deus: a incredulidade, o pecado, a doença, os principados e potestades e a morte!
Depois de cerca de três anos de ministério na Galileia, Jesus entra em Jerusalém, a cidade do Rei, a cidade do Templo! O templo é para os judeus o local de conexão entre o céu e a terra, a própria habitação do SENHOR, o lugar de presença, poder e perdão de Deus - especialmente naquela semana, onde seria celebrada a Páscoa, a festa que comemorava a ação poderosa e libertadora de Deus sobre os hebreus escravizados no Egito. Na Páscoa os judeus tinham renovada a sua esperança na ação de Deus, manifestando novamente a glória de Deus no templo, derrotando os inimigos, reinando através do Messias.
Jesus entra em Jerusalém naquele domingo e é saudado como rei! Ora, reis entram montados na cidade e são saudados com capas e ramos pelo caminho! (Em 2Rs 9.13 o rei Jeú é saudado como rei, com capas pelo caminho). As multidões clamavam: "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 10 Bendito o Reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana nas maiores alturas!". A palavra "Hosana" é um pedido de socorro e significa "salva-nos, te rogamos"! Jesus é aquele que vem em nome do Senhor, o filho de Davi, o Rei, que vem para nos salvar! Mas as multidões que saudaram Jesus com entusiasmo na entrada da cidade, na sexta vão pedir a sua crucificação. Muitos exaltam a a Jesus no domingo e o negam no decorrer da semana!
Jesus entra no Templo naquele domingo. E voltará ao templo no dia seguinte!
A Semana da Paixão começou!
Você quer saber como foi a segunda feira de Jesus na Semana da Paixão? Clique no link abaixo e descubra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário