Nossos links

quinta-feira, 16 de março de 2017

O Credo Apostólico - Introdução

Vamos começar uma série de reflexões sobre o "Credo Apostólico", também conhecido como "Credo dos Apóstolos". O Credo Apostólico, assim como o Credo Niceno-Constantinopolitano, expressam o que há de fundamental na doutrina cristã. Eles representam o consenso mínimo de doutrina cristã entre a igreja ocidental (Igreja Católica Romana e Igrejas Protestantes/Evangélicas) e a igreja oriental (Igreja Ortodoxa Grega).

Credo é "uma forma fixa que resume os artigos essenciais da religião cristã". Para responder aos desafios dos hereges, ou seja, das pessoas que defendiam doutrinas estranhas à fé cristã, a igreja formulou o chamado "Credo dos Apóstolos". Este credo é chamado assim não porque tenha sido formulado pelos apóstolos, mas porque estava de acordo com a sua doutrina (ver At 2.42). Seu núcleo, o chamado de símbolo de fé, consistia nas perguntas que se faziam ao candidato ao batismo, para verificar se o crente sustentava a verdadeira fé. Com alguns acréscimos, veio a ser o credo que conhecemos hoje.

Pelo seu conteúdo, fica claro que este credo foi formulado já com uma estrutura trinitária (Pai, Filho e Espírito Santo), e tem por objetivo rejeitar doutrinas heréticas. É interessante notar que a maior parte do credo é cristológica, ou seja, se refere a Jesus Cristo, pois as primeiras heresias giravam em torna da doutrina de Cristo. Por exemplo, os gnósticos e os marcionitas, grupos heréticos da época da igreja antiga, afirmavam que Jesus é um ser divino, mas não é humano.

A versão definitiva do Credo Apostólico no ocidente tomou sua forma por volta do ano 750 , mas sua essência data do século II, de um credo romano antigo. Seu núcleo, no entanto, data do primeiro século (símbolo de fé). Eis o Credo Apostólico:

"Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. 
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu aos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à dirreita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados na ressurreição do corpo, na vida eterna. Amém".

Conforme o Evangelho de Mateus, Jesus disse: "Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus"(Mt 10.32s). Esta é a atitude do Credo: Confessar publicamente o Deus Triúno diante dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!