Nossos links

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O que é que eu mais preciso nesta vida?



O que é que eu mais preciso nesta vida? O que há de mais importante nesta vida?

Vejo muita gente buscando a Deus quando as coisas vão mal. Estes pensam o seguinte: "Eu acredito que Deus é poderoso para resolver este problema que eu estou passando". Pode ser problema financeiro, religioso, de relacionamento, de saúde, de "sucesso", .. Não há nada de errado em se interessar por Deus num momento difícil, mas é bem problemático continuar a relação com Deus apenas por este tipo de motivo.
Outros buscam a Deus quando as coisas estão bem, mas quando tudo vai mal, aí, na cabeça deles, "Deus não serve mais", "Deus não é bom", pois os próprios desejos não foram realizados.
Tanto os primeiros quanto os segundos buscam a Deus por mero interesse, interesse naquilo que Deus pode oferecer. Estão buscando a bênção de Deus, mas APENAS a bênção de Deus. São como jovens que namoram pessoas ricas apenas para ganhar presentes. No entanto, se o outro não oferecer mais presentes caros, a relação acabou! Os filhos e filhas de Deus não são assim! Mas, afinal, como vivem os filhos e filhas de Deus?

Os filhos e filhas de Deus buscam a Deus porque O amam! A satisfação deles não está nas bênçãos que Deus pode oferecer, mas na sua presença! Estes vão amar a Deus, mesmo em meio à fome, à violência e à morte! No livro de Daniel, encontramos uma linda passagem. O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro, e ordenou o seguinte:
"Ordena-se a vós outros, ó povos, nações e homens de todas as línguas: no momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou. Qualquer que se não prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente" (Dn 3.4-6).
No entanto, havia três jovens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que não obedeceram ao decreto do rei, por amarem e servirem o Deus de Israel. Diante da ameaça do rei, eles responderam:
"Ó, Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste" (Dn 3.16-18).
Ou seja, mesmo que tudo dê errado, mesmo que chegue o dia da violência e da morte, servirei ao Senhor, pois amo o Senhor!

Um dia, alguém me disse o seguinte: "Na vida, o mais importante é a saúde". Eu não concordo! Conheço gente muito bonita e saudável, mas profundamente infeliz! Por outro lado, conheci um casal em que a mulher cuidava do marido, doente há mais de 10 anos, numa cama. A gente mal podia entender o que aquele homem falava, ele não conseguia ir ao banheiro sozinho, não conseguia nem mesmo comer sozinho. Um dia, aquela mulher me confidenciou algo: "Eu não sei o que vai ser da minha vida, quando Deus levar o meu marido!". Aquela mulher não amava o seu marido por aquilo que ele podia lhe dar, mas simplesmente amava o seu marido! Apenas amava aquele homem, na saúde e na doença, na prosperidade e na necessidade, na alegria e na tristeza! É assim que Deus deseja ser amado por nós!

É só Deus quem pode satisfazer o anseio mais profundo da nossa vida. Só Deus pode nos dar uma vida realmente plena (Jo 10.10). Mas, curiosa e paradoxalmente, "quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á" (Mc 8.35). É só se entregando a Deus, é só tomando a nossa cruz, é só se alegrando no próprio Deus que encontramos alegria, satisfação e paz verdadeiras! Por isso a Bíblia nos ensina: "Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração" (Sl 37.4). E o coração estará satisfeito em Deus, mesmo que a dor e o sofrimento venham bater à nossa porta. Mesmo que os maus prosperem, a alegria dos filhos de Deus é uma presença, a presença do SENHOR! Mas onde podemos encontrar esta presença, já que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3.23)? Ora, esta presença está no Deus conosco (Mt 1.23), em Jesus Cristo, o Filho de Deus:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. (...) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (Jo 1.1-3,14).

O que é que eu mais preciso nesta vida? Da presença de Deus! Como viver na presença de Deus? Através do Deus conosco, do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor, que nos reconcilia com Deus e nos satisfaz com a Sua presença em nós, por meio do seu Santo Espírito que em nós habita!

O que eu mais preciso nesta vida é de Jesus Cristo! Só nEle a vida é plena! (Jo 10.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!