Nossos links

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Todos os dias são iguais ou há dias melhores que outros dias?

"Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.   Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.   Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.   Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.   Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos"(Romanos 14.5-9).

Todos os dias são iguais ou há dias melhores que outros dias?
Hoje é o ultimo dia de 2013. Será que este é um dia comum ou um dia especial?

Deus criou todas as coisas e criou com ciclos. Existe noite e dia; existem estações do ano; existe o próprio ano. Na vida fomos gerados, passando a ser crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos...

O dia, a semana, o mês, o ano, as estações, todos são ciclos que tem início e fim. É uma maneira que Deus se utiliza para nos ensinar sobre a vida e sobre coisas superiores. Tudo na vida está cheio de ciclos.

Este ano está terminando. Alguns pensam:
- "Por que foram os dias passados melhores do que estes?"(Eclesiastes 7.10b)
- "Ah! Quem me dera ser como fui nos meses passados, como nos dias em que Deus me guardava!" (Jó 29.2);
- "Ah se eu pudesse começar tudo de novo!".

Mas estes não são bons pensamentos!
"Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim"(Eclesiastes 7.10).

Ora, "sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8.28). Já diria o salmista: "Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos" (Salmo 119.71).

Precisamos aprender com cada momento da vida, cada ciclo.
Por um lado, o último dia de dezembro não é melhor e nem pior que o primeiro dia de janeiro. A diferença está em amar a Deus, amarmos uns aos outros, nos amarmos e amarmos a criação de Deus. Os dias não são melhores ou piores; são diferentes. Alguns são mais alegres, outros mais tristes, mas em todos eles há proveito: "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração" (Eclesiastes 7.2).

A diferença não está neste ou naquele dia. A diferença está em entender que os dias são diferentes uns dos outros por causa dos ciclos da nossa vida. Mas os dias diferentes podem ser melhores ou piores, de acordo com nossos valores e esperanças. Alguns querem viver no passado. Alguns querem viver o aqui e agora. Alguns querem viver de acordo com projeções irreais do futuro. A Bíblia nos ensina que devemos aprender com o passado e viver o presente à luz do futuro.

O passado, o presente e o futuro são importantes hoje.

Passado: "Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos"(Romanos 14.9).
Presente: "Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.   Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor" (Romanos 14.7-8).
Futuro: "Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça" (2Pedro 3.13).

Resumindo, o importante é conhecer o amor de Deus, que jamais nos abandonou por causa dos nossos pecados, mas continua nos amando, provando o seu amor por nós em Cristo. Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa salvação. Nisto está a nossa esperança. E Cristo viveu, morreu e ressuscitou para ser Senhor na vida de cada um de nós e de todos nós. Quem vive o amor de Deus e se entrega a Cristo tem uma vida cheia de esperança, de uma esperança viva. Uma esperança tão grande que nem mesmo a morte é capaz de matar, pois cremos no poder da sua ressurreição.

Feliz 2014. Que a fé, a esperança e o amor façam seus dias melhores, independente das circunstâncias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!