Nossos links

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A Oração do "Pai Nosso"

Jesus ensinou os seus discípulos a orar, através de uma oração modelo. Jesus disse:

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal!" (Mateus 6.9-13).

Algumas lições fundamentais sobre a vida e a oração:

1) Invocação: "Pai nosso, que estás nos céus".
Deus é Pai. É nosso Pai e não apenas meu. É um Pai amoroso, que cuida de mim e dos meus irmãos  muito melhor que eu cuido dos meus filhos. Ele é um Pai protetor, mas não é super protetor, pois nos ensina a viver uma vida justa e responsável, pela Sua graça. É um Pai que nos conduz à maturidade, na comunhão do seu povo. Temos uma grande família!
O Pai está nos céus. Está acima de nós, de todos os poderes, circunstâncias e situações. Mas não é um Pai distante: Ele se faz presente em Cristo, o Emanuel (Deus conosco) e através do Seu Espírito, que habita em nós. Ele está nos céus porque está acima de todas as coisas, pois é o Todo-Poderoso, mas se faz presente na nossa vida e nos ajuda nas nossas fraquezas e fragilidades (cf. Sl 113). O Pai nosso está nos céus também para ficar claro a nossa situação diante de Deus: Ele é Deus, nós não! Nós devemos servi-lo.

2) Três Pedidos: Oração como meio de conhecimento e submissão a vontade de Deus.
Jesus nos ensina a buscar a glória de Deus ("santificado seja o teu nome"), a viver debaixo do senhorio de Deus ("venha o teu reino") e a buscar viver a vontade de Deus - e não necessariamente a nossa própria vontade egoísta. Os três primeiros pedidos apontam para a glória, o senhorio e a vontade de Deus! Em outras palavras, oração não deve ser meio de tentar convencer a Deus de que o que queremos é importante e muito menos de fazer barganha com Deus, mas sim de nos conformarmos com a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita. Oração deve conduzir à glória de Deus, à obediência e submissão a Deus!

3) Um Pedido: Oração como desintoxicação do consumismo.
Jesus faz um único pedido material: "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje". Nossas orações as vezes parecem listas de supermercado... Devemos aprender a viver contentes com as boas dádivas de Deus (cf. 1Tm 6.8). Não há nada errado em querer avançar e progredir. O errado é não sermos gratos pelo que já temos! Temos o pão de cada dia? Sejamos gratos. Não precisamos de tantas coisas para alcançar a felicidade. Precisamos aprender a encontrar alegria em Deus! A verdadeira alegria está nos relacionamentos saudáveis com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com a criação de Deus. As coisas (bens) muitas vezes mais atrapalham que ajudam!

4) Três Pedidos: Oração como busca de relacionamentos saudáveis.
Jesus ora: " e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal".
Os três últimos pedidos  dizem respeito aos nossos relacionamentos Deus e com o próximo.
Jesus ora por perdão. Ele nunca pecou, mas nós sim! E o perdão com o qual somos contemplados deve transbordar e alcançar aqueles que nos ofenderam. Se Deus nos perdoa uma dívida impagável, como não perdoaríamos as dívidas daqueles que nos ofenderam (Mt 18.23-30)?  O ódio, a mágoa e o ressentimento nos prendem àqueles que nos ofenderam. Perdoar é libertar-se! Só podemos nos libertar através do perdão, que Jesus veio trazer de forma tão linda, plena e completa!
Jesus ora para que não venhamos cair em tentação. Ele foi tentado em todas as coisas, mas sem pecado. Ele pode nos socorrer (Hb 4.15-16)!
Jesus ora para que sejamos livres mal - ou do maligno. Ele veio para destruir as obras do diabo (1Jo 3.8).

A oração do "Pai Nosso" é uma oração modelo. Precisamos aprender a orar, a buscar a glória de Deus, a viver contentes com as boas dádivas que Deus derrama sobre nós e a cultivar relacionamentos saudáveis.
Que Deus nos ajude e nos abençoe, para a Sua Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!