Pregação no culto da IPI de Balneário Camboriú, no fim de semana da organização da igreja pelo Presbitério Grande Florianópolis.
Pregação no culto da IPI de Balneário Camboriú, no fim de semana da organização da igreja pelo Presbitério Grande Florianópolis.
(Meu credo pessoal, baseado no Apostólico e no Credo Niceno-Constantinopolitano, mas levando em consideração a narrativa bíblica)
Cremos em Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, que fez todas as coisas boas e em perfeita harmonia, para que a humanidade vivesse em comunhão com Ele e refletisse Sua glória.
Cremos que a idolatria e a incredulidade de Adão e Eva trouxeram a Queda, a desordem, a morte e a expulsão do Paraíso.
Cremos que Deus, em sua fidelidade, iniciou a restauração da criação ao chamar Abraão, formar Israel e estabelecer Sua aliança, para que Israel fosse luz para as nações e instrumento de bênção para toda a terra.
Cremos, contudo, que assim como Adão e Eva caíram em idolatria e incredulidade, também Israel caiu na mesma idolatria e incredulidade, e por isso foi levado ao exílio — a queda de Israel — conforme anunciado pelos profetas.
Cremos que Jesus Cristo é o Messias de Israel e Senhor da Igreja, o Filho eterno do Pai, que encarnou na história como o Remanescente fiel, o verdadeiro Israel, cumprindo a missão que Adão fracassou e que Israel não pôde cumprir.
Ele é o Profeta prometido — aquele que anuncia a Palavra e, ao mesmo tempo, é a própria mensagem anunciada. Ele é o verdadeiro Templo — Deus presente conosco. Ele é o Sumo Sacerdote — aquele que nos representa diante do Pai. Ele é o Sacrifício perfeito — entregando-se por amor.
Na cruz e na ressurreição, cremos que Deus revelou plenamente que Deus é amor e que Seu Reino venceu o pecado, o mal, a morte, as ideologias, bem como todo principado, potesrade e poder, visíveis e invisíveis.
Cremos que Jesus ressuscitou corporalmente dentre os mortos, ascendeu aos céus e reina até que todos os Seus inimigos sejam colocados debaixo de Seus pés, e que Seu reinado anuncia a renovação de todas as coisas.
Cremos no Espírito Santo, Senhor e vivificador, que nos convence da idolatria, nos chama à fé, nos une a Cristo, nos incorpora ao Seu corpo, nos restaura à imagem do Criador e nos capacita para viver como testemunho, antecipação e sinal do Reino que vem.
Cremos que a salvação não consiste na evasão da criação nem na libertação da alma do corpo, mas na Nova Criação em Cristo e no Espírito — quando céu e terra serão renovados, a justiça habitará, a morte será derrotada e Deus será tudo em todos.
Cremos na Igreja, povo da aliança, corpo de Cristo e comunidade do Espírito, chamada a proclamar o Evangelho, viver em amor, praticar a justiça, resistir à idolatria, servir o próximo e refletir, em sua vida comum, o Reino de Deus que já chegou e que ainda virá em plenitude.
Cremos na ressurreição dos mortos, no juízo justo de Deus, na restauração final de todas as coisas e na vida eterna na Nova Criação, para glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.